Jornalismo Transmídia em sala de aula

Autores

  • Marcos Carvalho Macedo Universidade Federal de Pernambuco
  • Yvana Fechine Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v14i33.508

Palavras-chave:

Transmídia, Roteiro, Jornalismo, Método, Ensino

Resumo

O exercício da profissão de jornalista tem se reconfigurado e exigido competências midiáticas e discursivas que se associam ao modelo de produção transmídia. Este artigo sistematiza contribuições da aplicação do método de ensino de roteirização de reportagens especiais transmídia que considera os aspectos temáticos para expansão de novos conteúdos, e põe à prova o mapa midiático-temático, ferramenta concebida com base em estudos analíticos para subsidiar seu processo de produção. A testagem foi realizada em turmas do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco durante os semestres 2020.2 e 2021.1, e seus primeiros resultados apontam para a operacionalidade da ferramenta, evidenciando pistas significativas para o ensino de jornalismo transmídia.

Referências

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria Semiótica do Texto. 4. ed. São Paulo: Ática, 2005.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 1, de 27 de setembro de 2013. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalis-mo, bacharelado, e dá outras providências. Disponível em: < https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN12013.pdf >. Acesso em: 20 fev. 2022.

BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEI-RA. Portaria nº 446, de 30 de maio de 2018. Dispõe sobre o componente específico da área de Comunicação Social – Jornalismo do Enade 2018. Disponível em: < https://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/legislacao/2018/portaria_n444_30052018_formacao_geral_enade2018.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2022.

CANAVILHAS, João. Jornalismo Transmídia: um desafio ao velho ecossistema midiático. In: RENÓ, D. CAMPALANS, C. RUIZ, S. e GOSCIOLA, V. Periodismo Transmedia: miradas múl-tiples. Bogotá: Editorial Universidad del Rosario, 2013, p. 53-68.

FECHINE, Yvana et al. Como pensar os conteúdos transmídias na teledramaturgia brasilei-ra? Uma proposta de abordagem a partir das telenovelas da Globo. In: LOPES, Maria Im-macolata Vassallo de (org). Estratégias de transmidiação na ficção televisiva brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2013.

FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009a.

_______ . The Revenge of the Origami Unicorn: Seven Principles of Transmedia Storytell-ing. 2009b. Disponível em: . Acesso em 06 mar. 2022.

MACEDO, Marcos Carvalho. Narrativa transmídia jornalística: estratégias e procedimen-tos nos dossiês Tudo Sobre. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Programa de Pós-graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. Disponí-vel em: <https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34254>. Acesso em: 16 fev. 2022.

__________. Mapa midiático-temático: instrumental para roteirização de reportagem trans-mídia.In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, n. 30, 2021a, São Paulo. Anais do XXX Encon-tro Anual da Compós. Disponível em: <https://proceedings.science/compos-2021/trabalhos>. Acesso em: 25 fev. 2022.

_________. Ensino de Jornalismo Transmídia: uma proposta para roteirização de reportagens especiais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, n. 19. 2021b, Encontro virtual. Anais do 19º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Dis-ponível em: <https://proceedings.science/sbpjor-2021/trabalhos>. Acesso em: 25 fev. 2022.

MOLONEY, Kelvin. T. Porting Transmedia Storytelling to Journalism. Dissertação (Mes-trado em Artes). Faculty of Social Sciences, University of Denver, Denver, 2011. Disponível em: <https://digitalcommons.du.edu>. Acesso em: 06 mar. 2022.

SCOLARI, Carlos Alberto. Narrativas transmedia: Cuando todos los medios cuentan. Bar-celona: Duesto, 2013.

Publicado

2024-04-23

Como Citar

Carvalho Macedo, M., & Fechine, Y. (2024). Jornalismo Transmídia em sala de aula. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 14(33), 34-48. https://doi.org/10.46952/rebej.v14i33.508

Edição

Seção

Artigos