La contribución de la extensión para la formación integral de los estudiantes y valoración de las identidades locales
Palabras clave:
Ensino. Extensão Universitária. Jornalismo. Cultura local. TocantinsResumen
El artículo investiga algunas experiencias com proyectos de extensión desarrolladas en el curso de Periodismo de la Universidad Federal de Tocantins, ligadas a disciplinas administradas a través de la análisis de contenido y la observación participante. Las experiencias señalan a la actuación de la enseñanza en periodismo en dos dimensiones: una sociocultural, que introduce el contexto social del lugar y con eso puede promover una experiencia más holística y comprometida con la realidad del estudiante en su formación como Periodista; y una didáctica, efectiva en las múltiples estrategias de aprendizaje que las actividades de enseñanza-extensión proporcionan. Tales experiencias evidencian la búsqueda por la revitalización de la función social del periodismo, demuestran la proximidad de esta área con la extensión universitaria e inican la extensión como espacio de feedback para la sociedad.
Citas
ANJOS, A. C. C. dos. Do girassol ao capim dourado: apropriação e ressignificação de elementos naturais na narrativa identitária do Estado do Tocantins. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2017.
BAUMAN, Z. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
________. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
DE CERTEAU, M. A invenção do Cotidiano. v. 1. Artes de fazer. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 1994.
DISCENTE EXTENSIONISTA. Informação verbal. Entrevista concedida em maio de 2018
ESPOSITO, R. Communitas: Origène et destin de la communauté. Paris: PUF, 2000.
FRANCO, C. F. M.; MENESES, V. D. Jornalismo e cultura: uma experiência de ensino e extensão universitária. ECCOM, v. 7, n. 14, pp. 155-168, jul./dez. 2016.
GOHN, M. G. Movimentos Sociais na Contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, vol.16, n.47, pp.333-361, mai./ago. 2011.
MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: COSACNAIFY, 2003.
PAULA, J. A. de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Revista de Extensão, v. 1, n. 1, p. 05-23, jul./nov. 2013.
PERUZZO, C. M. K. Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. Petrópolis: Vozes, 2004.
________. Revisitando os Conceitos de Comunicação Popular, Alternativa e Comunitária. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Brasília, DF, Brasil, 2006.
RIBEIRO, C. et. al. Relatório final do Projeto Um dia de Príncipe. Palmas: Universidade Fe-deral do Tocantins, 2011. Mimeo.
SILVA, V. C. P. da. Palmas, a última capital projetada do século XX: uma cidade em busca do tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
KOVACH, B.; ROSENSTIEL, T. Os elementos do Jornalismo. O que os jornalistas devem saber e o público exigir. São Paulo: Geração Editorial, 2004
WOODWARD, K. Identidade e Diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
XAVIER, C.; BRONOSKY, M. E. Formação superior em Jornalismo e os desafios da prática do jornal-laboratório. REBEJ - Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, v. 6, n. 19, pp. 177-190, jul./dez. 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).