Matriz curricular por competência
uma forma de incentivar a aprendizagem e o pensamento crítico
Palabras clave:
jornalismo, matriz curricular, competênciaResumen
O presente relato de experiência apresenta os estudos realizados para a implantação da matriz curricular por competência desenvolvida pelo corpo docente do Curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de visitas e grupos focais e envolveu estudantes, profissionais de mercado, gestores de instituições de ensino, professores e coordenadores de curso. O texto está dividido em apresentação do levantamento e descrição dos dados que embasaram a construção da nova matriz; e o passo a passo desta. Dos resultados, pode-se perceber a importância de uma matriz por competência na qualificação do jornalista e na certificação das competências para o desenvolvimento profissional em excelência e responsabilidade social.
Citas
COSTA, Maria eugênica Belczak. Grupo focal. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2008. P. 180 - 192.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1975.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Tradução Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2009.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Loyola, 1998.
SALAVERRÍA, Ramón; NEGREDO, Samuel. Periodismo integrado: convergência de médios y reorganización de redacciones. Barcelona: Sol90, 2008.
SCALLON, Gérard. Avaliação da aprendizagem numa abordagem por competências. tradução de Juliana Vermelho Martins – Curitiba: PUCPress, 2015.
SOUZA, Suyanne. Experiências Laboratoriais – A pesquisa formação no processo da implantação de uma redação convergente de jornalismo. Revista Estudos de Jornalismo, nº 6, v.1 dez. 2016
ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).