Gênero e sexualidade na formação em comunicação

experiências docentes na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Autores

  • Karina Gomes Barbosa UFOP
  • Felipe V. K. M. Mendonça UFOP

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v12i30.479

Palavras-chave:

Prática docente, Gênero, Sexualidade, Ensino de Comunicação/Jornalismo

Resumo

Desenvolvemos um relato de experiência que passa pelos desafios de, como docente/pesquisadora mulher e docente/pesquisador bicha, construirmos, em conjunto e junto às/aos estudantes, modos de existência em uma sociedade cis-hetero-patriarcal, racista e normativa. Ponderamos sobre situações vivenciadas, narramos caminhos percorridos e mobilizamos referenciais teóricos, políticos e epistemológicos que foram necessários nesse percurso. Esperamos contribuir para a ampliação das reflexões em torno da prática docente, marcada pelas discussões de gênero e de sexualidade, no espectro da formação em Comunicação e do compromisso com uma atuação localizada, articulada entre ensino, pesquisa e extensão em uma universidade pública do interior do país.

Biografia do Autor

Karina Gomes Barbosa, UFOP

Doutora em Comunicação Social e professora de graduação em jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFOP.

Felipe V. K. M. Mendonça, UFOP

Doutor em Ciências da Comunicação e professor de graduação em jornalismo e do Programa de Pós- Graduação em Comunicação da UFOP.

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Publicado

2022-06-22

Como Citar

Gomes Barbosa, K. ., & V. K. M. Mendonça, F. . (2022). Gênero e sexualidade na formação em comunicação: experiências docentes na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 12(30), 64-78. https://doi.org/10.46952/rebej.v12i30.479

Edição

Seção

Relato de Experiência