Proposta para sistematização de bancas de avaliação considerando demandas de tempo, prioridade, compreensão e interação
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https://doi.org/10.46952/rebej.v13i32.1172Mots-clés:
Jornalismo, Banca, Avaliação, Didática, SistematizaçãoRésumé
O trabalho apresenta proposta para organizar arguições em bancas de avaliação (como TCCs ou defesas de pós-graduação) para que o docente sistematize o processo de análise do trabalho, otimizando o tempo e facilitando ao aluno identificar pontos principais que demandem resposta no debate ou correções posteriores. A partir de experiência em centena de defesas, o modelo já foi aplicado em dezenas de bancas de graduação e pós-graduação. O modelo sistematiza pontos a serem apresentados em seis categorias de gênero: Elogios, Sugestões, Críticas, Alterações, Perguntas e Agradecimentos, que podem ser sintetizados no acrônimo ESCAPA. O artigo apresenta e discute modelo da ficha para organizar trabalho dos avaliadores, inclusive disponibilizando para orientador e aluno avaliado.
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