Ceci est une version obsolète publiée le 2024-03-14. Consultez la version la plus récente.

Divulgação científica e popularização do conhecimento nas redes sociais

Auteurs

  • Juliana Rocha Universidade Federal de Rondônia
  • Vanessa Forte Universidade Federal de Rondônia
  • Allysson Martins Universidade Federal de Rondônia

DOI :

https://doi.org/10.46952/rebej.v13i31.490

Mots-clés :

divulgação científica, popularização científica, redes sociais, Instagram, YouTube

Résumé

O projeto MíDIVulga, do @grupomidi, tem o objetivo de produzir vídeos de divulgação científica com uma linguagem adaptada às redes sociais. De agosto de 2020 até março de 2022, foram produzidos 68 vídeos, baseados em artigos científicos publicados em periódicos e livros, em duas seções, Amazônia e Humanidades. Até agosto de 2021, os vídeos possuíam um formato mais longo, de 3 a 5 minutos, e abordavam os textos de forma mais completa. Desde então, roteiro, formato e tamanho do vídeo e edição foram adaptados aos Reels, novidade do Instagram. As produções passaram a ter um minuto de duração e a serem gravados na vertical, com o roteiro abordando introdução, resultado e conclusão dos artigos. Com essa mudança, a média de visualizações por vídeo passou de 350 para mais de 2 mil.

Références

ALBIGALI, Sarita. Divulgac?a?o cienti?fica: informac?a?o cienti?fica para a cidadania? Ci. Inf., Brasi?lia, v. 25, n. 3, p. 396-404, set./dez. 1996.

BERNARDAZZI, Rafaela. Youtubers e as relac?o?es com a produc?a?o audiovisual. In: Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), São Paulo, 2016.

BRAMBILLA, Ana. Para entender as mídias sociais. Salvador: Edições VNI, 2011.

BRIGGS, Mark. Journalism next: a practical guide to digital reporting and publishing. 2ª Ed. EUA: SAGE, 2013.

BORCEZI, Daniela; MORAIS, Carlos. Fact-checking e a circulac?a?o da noti?cia poli?tica: o discurso sobre o fim da Cracola?ndia. Revista I?cone, Recife, Vol. 17, N. 1, p. 72–84, 2019.

BUENO, Wilson. Comunicac?a?o cienti?fica e divulgac?a?o cienti?fica: aproximac?o?es e rupturas conceituais. Inf. Inf., Londrina, v. 15, n. esp., p. 1-12, 2010.

CANAVILHAS, João; SATUF, Ivan. Jornalismo em transição. In: FIDALGO, António; CANAVILHAS, João (Org.). Comunicação digital: 10 anos de investigação. Covilhã: Livros Labcom, 2014, p. 33-58.

CARREIRA. Krishma. Youtuber e conteu?do audiovisual propaga?vel. 2015. In: Anais do Simpósio Internacional de Tecnologia e Narrativas Digitais. São Luís: UFMA, 2015.

DOURADO, Danila; PaperCLIQ. #MídiasSociais: perspectivas, tendências e reflexões. 1. ed. PaperClIQ, 2010.

FARIA, Ana; MARINHO, Felipe. Influenciadores Digitais: Um Estudo Sobre a Popularidade Alcanc?ada Atrave?s do YouTube. In: Anais 40º Congresso Brasileiro de Cie?ncias da Comunicac?a?o. Curitiba: Positivo, 2017.

JENKINS, Henry. Cultura da conexão. São Paulo: Aleph, 2014.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2ª ed., São Paulo: Aleph, 2009.

LEMOS, André. Cibercultura. Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

LEMOS, André. Cibercultura e Mobilidade. Revista Razón y Palabra. Out-Nov, 2004.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MEDEIROS, João. Redac?a?o cienti?fica: a pra?tica de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2006.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

SILVA, Fernando. Jornalismo móvel. Salvador: EDUFBA, 2015.

LAVADO, Thiago. Instagram expande função que próxima rede social do TikTok, G1, publicado 23 jun. 2022. Disponível: <https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2020/06/23/instagram-expande-funcao-que-aproxima-rede-social-do-tiktok.ghtml>. Acesso em 03 mai. 2023.

VALERIO, Palmira; PINHEIRO, Lena. Da comunicac?a?o cienti?fica a? divulgac?a?o. Transinformac?a?o, Campinas–SP, v. 20, n. 2, agosto, p. 159-169, 2008.

ZAGO, Gabriela. Circulac?a?o jornali?stica no Twitter: apontamentos para discussa?o. In: Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Sa?o Lui?s: SBPJOR, 2010, p. 1-14.

ZAGO, Gabriela. Recirculac?a?o jornali?stica no Twitter: motivac?o?es dos interagentes para filtrar e comentar noti?cias. In: Anais do I Confibercom, Sa?o Paulo, 2011, p. 1-16.

Téléchargements

Publiée

2024-03-14

Versions

Comment citer

Rocha, J., Forte, V. ., & Martins, A. (2024). Divulgação científica e popularização do conhecimento nas redes sociais. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 13(31), 23–35. https://doi.org/10.46952/rebej.v13i31.490