Para fazer e ensinar jornalismo científico
DOI :
https://doi.org/10.46952/rebej.v13i31.496Mots-clés :
Entraînement. Agência Escola UFPR. Communication publique. Divulgation scientifique. RallongeRésumé
Discutimos uma proposta para fazer e ensinar o jornalismo científico a partir da experiência da AE - Agência Escola UFPR, criada em 2018 para dialogar com o público sobre ciência para além dos muros da Universidade. Neste artigo, o foco está na formação de bolsistas que participaram de um curso sobre jornalismo científico com profissionais do mercado e acadêmicos de várias instituições. Por meio da teoria e da prática, o papel do jornalismo científico é trazido para o contexto da comunicação pública da ciência. A análise de conteúdo foi adotada para estudar os resultados da pesquisa de percepção feita com os participantes e os ministrantes do curso. A colaboração e o diálogo contribuíram para o desenvolvimento dos trabalhos da AE.
Références
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Revista Informação & Informação, 2010. Disponível em: <https://goo.gl/QRktJq>. Acesso em: 15 jul. de 2021.
CASTELFRANCHI, Yurij. Por que comunicar temas de ciência e tecnologia ao público? (Muitas respostas óbvias... mais uma necessária). In: MASSARANI, Luisa. Jornalismo e ciência: uma perspectiva ibero-americana. Rio de Janeiro: Fiocruz, COC, Museu da Vida, 2010.
CALDAS, Graça; MACEDO, Mônica. A formação de jornalistas científicos no Brasil. Revista Fapesp. São Paulo: Fapesp, 2001. Disponível em https://revistapesquisa.fapesp.br/a-formacao-de-jornalistas-cientificos-no-brasil/. Acesso em 17 de fevereiro de 2021.
COSTA, Antonio Roberto Faustino da; SOUSA, Cidoval Morais de; MAZOCCO, Fabrício José. Modelos de comunicação pública da ciência: agenda para um debate teórico-prático. Conexão - Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 9, n. 18, jul./dez., 2010.
CUEVAS, A. Conocimiento científico, ciudadanía y democracia. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad, n. 10, v. 4, jan. 2008. Disponível em: < http://www.revistacts.net/wp-content/uploads/2020/01/vol4-nro10-doss02.pdf> Acesso em: 05 jul. 2022.
DA COSTA, Antonio Roberto Faustino; DE SOUSA, Cidoval Morais; MAZOCCO, Fabricio José. Modelos de comunicação pública da ciência: agenda para um debate teórico-prático. Conexão-Comunicação e Cultura, v. 9, n. 18, 2010.
FREIRE, Paulo, Extensão e comunicação? Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.
HERNANDO, Manuel Calvo. Divulgación y periodismo científico: entre la claridad y la exactitud. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2003.
LEWENSTEIN, Bruce V. Models of Public Communication of Science & Technology. Public Understanding of Science, p.288-293, 2003.
LOPES, Reinaldo José. Há cem anos, gripe espanhola matou mais de 50 milhões e deixou enigmas. Folha de S. Paulo, 08 de janeiro de 2018. Disponível em https://m.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2018/01/1948677-ha-cem-anos-gripe-espanhola-matou-mais-de-50-milhoes-e-deixou-enigmas.shtml. Acesso em 06 de março de 2022.
MANSO, Bruno Lara de Castro. A Comunicação Pública da Ciência à luz da ciência aberta: repensando o cidadão como sujeito informacional. In: XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVI ENANCIB), João Pessoa, 2015.
MARTÍN-BARBERO; Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
RIBEIRO, Regiane; QUADROS, Claudia Irene; MELO, Patricia Goedert; KOHLS, Chirlei. Participação, cidadania e ciência: a experiência Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR. In: Anais do 30° Encontro Anual da Compós, 2021, São Paulo. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/compos-2021/trabalhos/participacao--cidadania-e-ciencia--a-experiencia-agencia-escola-de-comunicacao-publica-da-ufpr>. Acesso em: 2 set. 2021.
SAMPAIO, Rafael Cardoso; LYCARIÃO, Diógenes. Análise de conteúdo categorial: manual de aplicação. Brasília: Enap, 2021.
SILVA, Gislene. Para pensar critérios de noticiabilidade. Revista Estudos em Jornalismo e Mídia, v.2, n. 1, 2005. Disponível em: <https://bit.ly/3kGkdsE>. Acesso em: 30 ago. 2021.
TARGINO, Maria das Graças; TORRES, Názia Holanda. Comunicação Científica Além da Ciência. Revista Ação Midiática, n. 7, Curitiba, 2014.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: a tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional. Florianópolis: Insular; 2005.
UNESCO. Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta. 2022. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949 Acesso em 14 ago. 2022.
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2024-10-09 (2)
- 2024-04-05 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Claudia Irene Quadros, Chirlei Diana Kohls, Bruno Caron Ferreira 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).