Usos e apropriações de tecnologias digitais na produção jornalística local no contexto pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v13i31.1225Palavras-chave:
Jornalismo local, Plataformização, Rotina jornalística, Plataformas digitaisResumo
A recente pandemia experienciada por todo o mundo acelerou o desenvolvimento tecnológico em alguns ramos, como o da comunicação feita a distância. Na era da plataformização, o jornalismo busca alternativas para produzir e distribuir seus produtos e as tecnologias digitais, sejam hardwares ou softwares estão cada vez mais presentes nas rotinas dos jornalistas. Para sobreviver, o jornalismo local precisa aderir às mudanças na forma de trabalhar com comunicação em um espaço 100% conectado à internet, com acesso ilimitado a diversos conteúdos. A partir da aplicação de questionários online para jornalistas em atuação e estagiários em jornalismo do Triângulo Mineiro e da coleta de diários de campo de integrantes de ambos os grupos, a pesquisa buscou entender a relação da tecnologia com a atividade jornalística local.
Referências
BORBA, R. G. Jornalismo Local: Espaço Para o Debate do Desenvolvimento Regional. Cerro Largo: UFFS, 2019.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CASTILHO, C. Jornalismo hiperlocal ganha adeptos na grande imprensa. Observatório da Imprensa, 2012. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/posts/view/jornalismo-hiperlocal-ganha-adeptos-na-grande-imprensa>. Acesso em: 20 out. 2022.
DICIONÁRIO Oxford Advanced Learner’s Dictionary. Oxford University Press. Oxford, 2017.
JENKINS, H. Cultura da convergência. [S.l.]: Aleph, 2009.
KALIL, R. B. A regulação do trabalho via plataformas digitais. [S.l.]: Blucher, 2020. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555500295/>. Acesso em: 20 out. 2022.
KOZINETS, R. V. Netnography: Doing ethnographic Research Online. London: Sage, 2010.
MACEDO, J. O que é silício e por que os microchips são feitos desse material. [S.l.: s.n.], 23 jun. 2015. Disponível em: <https://canaltech.com.br/hardware/o-que-e-silicio-e-por-que-os-microchips-sao-feitos-desse-material/>. Acesso em: 12 out. 2022.
MONTEIRO, M. A. Introdução à organização de computadores. [S.l.]: LTC, 2002.
NEGROPONTE, N. Being Digital. Londres: Hodder & Stroughton, 1995.
NIEBORG, D.; POELL, T. The platformization of cultural production: Theorizing the contingent cultural commodity. [S.l.]: New Media & Society, 2018. p. 4275-4292.
NOVELLI, A. L. R. Pesquisa de opinião. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
RECUERO, R. Redes sociais na internet, difusão de informação e jornalismo: elementos para discussão. Metamorfoses jornalísticas, v. 2, p. 1-269, 2009.
SRNICEK, N. Platform Capitalism. Cambridge: Polity Press, 2017. Disponível em: <https://mudancatecnologicaedinamicacapitalista.files.wordpress.com/2019/02/platform-capitalism.pdf>. Acesso em: 20 out. 2022.
Publicado
Versões
- 2024-10-14 (2)
- 2024-03-27 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Aline Camargo
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).