Desafios contemporâneos da extensão universitária nas IEs brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v13i31.1229Palavras-chave:
Extensão, Curricularização, Micropoderes, ComunidadeResumo
A pandemia impôs a todos um período forçado de recolhimento. Na educação superior vimos agravados quadros como a desigualdade tecnológica e o despreparo de estudantes e docentes para viver este período virtual e de anormalidade. Na extensão universitária, particularmente, nos encontramos entre o “ fazer virtual e a necessidade de presencialidade” e vimos crescer a assistência. Nos cursos de jornalismo este período foi marcado por uma angústia ainda maior que envolveu tecnologia, falta de olho no olho e uma certa acomodação, talvez fruto da perplexidade que atingiu a todos. Como pano de fundo destes longos dias de distanciamento estão as mudanças verificadas nos preceitos legais incluindo PNE 2014-2024 e a Resolução 07, de dezembro de 2018, a dificuldade para inovar os currículos pois exige um olhar alargado, a compreensão da extensão universitária que ainda enfrenta estranhamentos e muitas tensões provocadas pela indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.
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