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Desafios contemporâneos da extensão universitária nas IEs brasileiras

Autores

  • Sandra de Deus Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marluce Zacariotti Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v13i31.1229

Palavras-chave:

Extensão, Curricularização, Micropoderes, Comunidade

Resumo

A pandemia impôs a todos um período forçado de recolhimento. Na educação superior vimos agravados quadros como a desigualdade tecnológica e o despreparo de estudantes e docentes para viver este período virtual e de anormalidade. Na extensão universitária, particularmente, nos encontramos entre o “ fazer virtual e a necessidade de presencialidade” e vimos crescer a assistência. Nos cursos de jornalismo este período foi marcado por uma angústia ainda maior que envolveu tecnologia, falta de olho no olho e uma certa acomodação, talvez fruto da perplexidade que atingiu a todos. Como pano de fundo destes longos dias de distanciamento estão as mudanças verificadas nos preceitos legais incluindo PNE 2014-2024 e a Resolução 07, de dezembro de 2018, a dificuldade para inovar os currículos pois exige um olhar alargado, a compreensão da extensão universitária que ainda enfrenta estranhamentos e muitas tensões provocadas pela indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.

Referências

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Publicado

2024-04-18

Versões

Como Citar

de Deus, S., & Zacariotti, M. (2024). Desafios contemporâneos da extensão universitária nas IEs brasileiras. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 13(31), 75–86. https://doi.org/10.46952/rebej.v13i31.1229