Jornalismo e assessoria à luz das diretrizes curriculares
estudo a partir de egressos de jornalismo da UEPG
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v11i29.469Palavras-chave:
Formação em Jornalismo, Assessoria de Imprensa, Jornalismo de Comunicação, Diretrizes Curriculares de JornalismoResumo
Verifica-se as relações entre formação e atuação no mercado de trabalho para jornalistas recém-formados em jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A pesquisa de opinião buscou identificar quais atividades vêm sendo desempenhadas por bacharéis formados entre os anos de 2011 e 2017. A questão central do trabalho busca compreender quais características são marcantes na atuação destes profissionais e se podem ser consideradas como atividades tradicionalmente jornalísticas, relacionando com a formação profissional e com o que estabelecem as Diretrizes Nacionais Curriculares para cursos de Jornalismo no Brasil, aprovada em 2013. Os resultados apontam atravessamentos nas atividades desempenhadas entre jornalistas que atuam em redação ou em assessoria de imprensa, reforçando aquilo que vem sendo chamado de “jornalismo de comunicação” (CHARRON; BONVILLE, 2016). Deste modo, verifica-se a permanência do dilema da formação jornalística.
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