Empreendedorismo e negócios digitais em cursos de Jornalismo

reflexos na produção discente

Autores

  • Luciane Fassarella Agnez Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v12i30.480

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Negócios digitais. Inovação. Modelos de negócio. Ensino de jornalismo.

Resumo

Este artigo discute a adoção de conteúdos ligados ao empreendedorismo e negócios digitais em cursos de jornalismo, a partir do que propõem as Diretrizes Nacionais Curriculares. Realizamos um estudo exploratório para observar de que maneira tais abordagens aparecem refletidas na produção discente em congressos da área e em trabalhos de conclusão de curso. Por fim, sugerimos caminhos para abordagens que trabalhe este segmento em cursos de graduação, a partir de três eixos temáticos.

Biografia do Autor

Luciane Fassarella Agnez, Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília e professora e coordenadora de pós-graduação no Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).  

Referências

ADGHIRNI, Z. O jornalista: do mito ao mercado. Estudos em Jornalismo e Mídia, vol. II, n. 1, pp. 45-57, 1° sem. 2005,.

ADGHIRNI, Z.; PEREIRA, F. O jornalismo em tempo de mudanças estruturais. Intexto, v. 1, n. 24. Porto Alegre: UFRGS, pp. 38-57, jan./jun. 2011.

BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução Nº 1, de 27 de setembro de 2013. Disponível em: <*rces001_13 (mec.gov.br)>. Acesso em: 01 abr 2022.

CAGAN, M. Inspirado: Como criar produtos de tecnologia que os clientes amam. 2 ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020.

CARBASSE, R. Tino para os negócios e bom jornalismo? A figura do jornalista empreendedor nos debates sobre o futuro da profissão. Brazilian Journalism Research, v. 1, n. 1, pp. 262-283, 2015.

DEUZE, M. What is journalism?: Professional identity and ideology of journalists reconsidered. Journalism, v. 6 (4), pp. 442-464, 2005.

DEUZE, M.; WITSCHGE, T. Além do jornalismo. Leituras do jornalismo, ano 02, v. 02, n. 04, pp. 1-31 jul-dez 2015.

FACCIN, M. J.; FERREIRA, S. V. Formação jornalística e os novos fluxos informativos: Uma Análise Do Perfil De Profissional Previsto Nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista Passagens, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, v. 9, n. 1, pp. 34-49, 2018.

GARCÍA-AVILÉS, J. A. Review article: Journalism innovation research, a diverse and flourishing field (2000-2020). Profesional de la información, v. 30, n. 1, 2021. Disponível em: https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/article/view/86359/62909. Acesso em: 21 jun. 2022.

GUEDES, C. F.S.; LEITE, A. M. P. Empreendedorismo no Jornalismo: análise curricular da formação nas universidades públicas federais. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Brasília, v. 11, n. 29, p. 91-104, dez. 2021.

NEVEU, E. As notícias sem jornalistas. Uma ameaça real ou uma história de terror? Brazilian Journalism Research, vol. 6, n. 1, pp. 29-57, 2010.

NEWMAN, Nic. Journalism, Media, and Technology Trends and Predictions 2021. Reuters Institute for the Study of Journalism, Oxford, jan. 2021. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2021-01/Newman_Predictions_2021_FINAL.pdf. Acesso em: 21 jun. 2022.

PIGNARD-CHEYNEL, N., NOBLET, A. La mobilisation du mythe du journaliste-reporter sur le Web, nouvel eldorado participatif? Archive ouverte en Sciences de l’infor-mation et de la communication, pp. 1 – 16, mai. 2009. Disponível em: http://archivesic.ccsd.cnrs.fr/sic_00426936/document. Acesso em: 28 ago. 2015.

RIES, E. A startup enxuta. Rio de Janeiro: Sextane, 2019.

ROXO, M.; GROHMANN, R. Discursos sobre o empreendedorismo jornalístico via

sistema de ensino: apontamentos metodológicos. Razón y Palabra, v. 21, n. 1_96, pp. 605-620, enero-marzo 2017.

SALAVERRÍA, R. Convergencia de médios. Chasqui - Revista Latinoamericana de Comunicación, n. 81, pp. 32-39, mar. 2003. Disponível em: https://comunicacion3unlz.com.ar/wp-content/uploads/2015/09/Convergencia-de-los-medios-Ram%C3%B3n-Salaverr%C3%ADa.pdf . Acesso em: 03 jan. 2011.

SEBRAE. Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras. Pesquisa em correalização Sebrae e Endeavor Brasil, 2016. Disponível em: https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms%2Ffiles%2F6588%2F1476473621Relatorio+Endeavor+digital+%283%29.pdf . Acesso em: 18 abr. 2022.

TIDD, J.; BESSANT, J. Gestão da inovação. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Referência dos trabalhos observados no estudo exploratório:

AMORIM, L. de. Modelo de negócio para podcasts jornalísticos: criação de produtora, da idealização ao protótipo. [Trabalho de Conclusão de Curso] Jornalismo, Universidade Federal de Santa Catarina, 2020.

BARBOSA, P. E. S. Modelos de negócio na imprensa alternativa e independente. [Trabalho de Conclusão de Curso] Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2017.

CÂMARA, J. O. S. Crowdfunding benfeitor: do individualismo em rede à criação de laços fortes. [Trabalho de Conclusão de Curso] Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.

CHAGAS, I. dos S.; SILVA, M. L. Cartunadas: uma proposta de modelo de negócios para portal de conteúdo sobre histórias em quadrinhos e minorias sociais. [Trabalho de Conclusão de Curso] Jornalismo, Universidade Federal de Santa Catarina, 2021.

FEIL, B. E. M. Uma análise das pesquisas sobre inovação e jornalismo entre 2017 e 2019: considerações sobre um objeto de pesquisa em formação. In: 10º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo. Anais [...]. Virtual, 3 a 6 nov. 2020.

FIGUEIRÊDO, I. K. S. de O.; NÓBREGA, Z. Cooperativismo e jornalismo: o caso da Jorgraf como alternativa empreendedora de organização de jornalistas. In: XIII Jornada de Iniciação Científica em Comunicação do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Anais [...]. Curitiba, 4 a 9 set. 2017.

GIAZZON, L.; STORCH, L. S. A Pesquisa de Mercado como ferramenta para a construção de um negócio jornalístico especializado. In: 10º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo. Anais [...]. Virtual, 3 a 6 nov. 2020.

GOSCH, R. M. O conceito de jornalismo independente no contexto dos nativos digitais brasileiro. [Trabalho de Conclusão de Curso] Jornalismo, Universidade Federal de Santa Catarina, 2021.

GOSCH, R.; SILVEIRA, S. C. da. Jornalismo e inovação: usos e conceitos na academia brasileira. In: 9º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo. Anais [...]. Goiânia, nov. 2019.

GOSCH, R.; SILVEIRA, S. C. da. O conceito de jornalismo independente no contexto dos nativos digitais brasileiros. In: 11º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo. Anais [...]. Virtual, 9 a 12 nov. 2021.

LUZ, C. R. M. Empreendedores digitais: uma análise de caso dos youtubers Felipe Neto e Kéfera Buchmann. [Trabalho de Conclusão de Curso] Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.

MAGRINI, J. B. Práticas inovadoras no jornalismo digital: um estudo de produção e consumo do buzzfeed por jovens. [Trabalho de Conclusão de Curso] Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.

MARTINS, C. M.; NUNES, A. C. B. Atitude empreendedora e novos paradigmas de trabalho no jornalismo: uma análise a partir do LinkedIn Pulse. In: XIII Jornada de Iniciação Científica em Comunicação do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Anais [...]. Curitiba, 4 a 9 set. 2017.

OLIVEIRA, T. C. de. Newsletters e curadoria no jornalismo: um estudo de caso do Canal Meio. [Trabalho de Conclusão de Curso] Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2017.

PADOA, I. R.; NUNES, A. C. B. O papel da inovação na viabilização econômica do jornalismo: análise do modelo de negócio do JOTA Pro. In: 10º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo. Anais [...]. Virtual, 3 a 6 nov. 2020.

SANTOS, P. S. Empreendedorismo e redes sociais no subúrbio ferroviário de Salvador: estímulo ao jovem empreendedor na rede estadual de ensino fundamental e médio por meio da difusão do marketing digital. [Trabalho de Conclusão de Curso] Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, 2019.

SOUSA, J. B.; SIQUEIRA, A. L. S. Jornalismo Independente na Paraíba: Relato de uma experiência de pesquisa. In: 9º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo. Anais [...]. Goiânia, nov. 2019.

Publicado

2022-12-19

Como Citar

Fassarella Agnez, L. . (2022). Empreendedorismo e negócios digitais em cursos de Jornalismo: reflexos na produção discente. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 12(30), 18-31. https://doi.org/10.46952/rebej.v12i30.480

Edição

Seção

Artigos