Implantação de disciplina de laboratório experimental em mestrado profissional em jornalismo

potenciais e limitações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v10i27.430

Palavras-chave:

Jornalismo, Ensino, Mestrado Profissional, Laboratório, Pesquisa-ação

Resumo

Este relato apresenta a experiência de criação e implantação da disciplina “Laboratório de Intervenção e Experimentação Jornalística”, parte obrigatória da formação dos alunos e pesquisadores do Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM – Centro Universitário. Adotando a metodologia de pesquisa-ação, a disciplina laboratorial apresentava aos alunos conceitos e práticas para a implantação de projetos de intervenção experimental em parceria colaborativa com instituições que demandavam mudanças em seus processos de comunicação. O relato discute os potenciais e limites da experiência, considerando a transposição das habilidades aprendidas coletivamente nos projetos individuais de pesquisa dos alunos, o ritmo de negociação com parceiros e a publicação do protótipo desenvolvido.

Biografia do Autor

Ivan Paganotti, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (PósCom/Umesp).

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Publicado

2021-03-21

Como Citar

Paganotti, I. (2021). Implantação de disciplina de laboratório experimental em mestrado profissional em jornalismo: potenciais e limitações. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 10(27), 119-133. https://doi.org/10.46952/rebej.v10i27.430

Edição

Seção

Relato de Experiência