Formação de jornalistas e ensino universitário
perspectivas de docentes de Jornalismo sobre a implantação das novas DCNs
Abstract
Este artigo visa apresentar as reflexões a respeito das mudanças proporcionadas pelas novas diretrizes curriculares nacionais (DCNs) implantadas em 2013 no curso de Jornalismo. O estudo traz um breve histórico sobre o ensino superior em Jornalismo no Brasil e uma sistematização dos currículos mínimos e das diretrizes curriculares do curso. A pesquisa qualitativa, de natureza empírica, foi realizada por meio de entrevistas com representantes de três instituições de ensino superior que ofertam o curso de Jornalismo em Goiânia (GO), e análise documental. Os resultados apontam que os docentes, em geral, avaliam positivamente as novas DCNs, porém divergem suas opiniões quanto a obrigatoriedade do estágio e a realização do TCC individualmente, aspectos ressaltados por eles como polêmicos nas novas DCNs para o curso de Jornalismo.
Published
How to Cite
Issue
Section
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).