Formação de jornalistas e ensino universitário

perspectivas de docentes de Jornalismo sobre a implantação das novas DCNs

Autores/as

  • Ana Carolina Rocha Pessôa Temer
  • Mayara Jordana Sousa Santana Joffe

Resumen

Este artigo visa apresentar as reflexões a respeito das mudanças proporcionadas pelas novas diretrizes curriculares nacionais (DCNs) implantadas em 2013 no curso de Jornalismo. O estudo traz um breve histórico sobre o ensino superior em Jornalismo no Brasil e uma sistematização dos currículos mínimos e das diretrizes curriculares do curso. A pesquisa qualitativa, de natureza empírica, foi realizada por meio de entrevistas com representantes de três instituições de ensino superior que ofertam o curso de Jornalismo em Goiânia (GO), e análise documental. Os resultados apontam que os docentes, em geral, avaliam positivamente as novas DCNs, porém divergem suas opiniões quanto a obrigatoriedade do estágio e a realização do TCC individualmente, aspectos ressaltados por eles como polêmicos nas novas DCNs para o curso de Jornalismo.

Publicado

2018-06-22

Cómo citar

Pessôa Temer, A. C. R., & Santana Joffe, M. J. S. (2018). Formação de jornalistas e ensino universitário: perspectivas de docentes de Jornalismo sobre a implantação das novas DCNs. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 8(22), 5-33. Recuperado a partir de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/108

Número

Sección

Artigos