Proposal for systemizing evaluation boards considering demands on time, priority, understanding and interaction
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v13i32.1172Keywords:
Journalism, Evaluation, Board, Didactics, SystematizationAbstract
The work presents a proposal for organizing presentations in assessment boards (for undergraduate or postgraduate exams) so that the lecturer can systematize these work’s analysis, optimizing time and making it easier for the student to identify the main points that require a response in the debate or corrections. Based on the experience of hundreds of defenses, the model has already been applied to dozens of undergraduate and postgraduate exam boards. The model systematizes six categories: Praise, Suggestions, Criticism, Amendments, Questions and Acknowledgements, which can be summarized, in Portuguese, in the acronym ESCAPA. The article presents a form model to organize evaluations, which also can be available to supervisors and evaluated students.
References
BJR – BRAZILIAN JOURNALISM RESEARCH. Processo de Avaliação pelos Pares: Pareceres Abertos. Brazilian Journalism Research, 2020. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/processoavaliacao. Acesso em: 23 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 27 de setembro de 2013. Institui as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Jornalismo, bacharelado, e dá outras providências. Brasília: MEC, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/educacao-quilombola-/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12991-diretrizes-curricularescursos-de-graduacao. Acesso em: 24 mar. 2023.
CANAVILHAS, João. Jornalismo na Web: Da Pirâmide Invertida à Pirâmide Deitada. Revista Aprender, p. 58-65, 2012. Disponível em: http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/113/100. Acesso em: 23 fev. 2023.
FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse: textual analysis for social research. New York: Routledge, 2003.
FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000200015. Acesso em: 23 fev. 2023.
FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad: Marcelo Brandão Cipolla. 2ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2012.
LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. 13ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2019.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Trad. Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
NOVAIS, Rui Alexandre. Pareceres da edição. Brazilian Journalism Research, v. 16, n. 1, 2020. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1317. Acesso em: 23 fev. 2023.
PACKER, Abel L; SANTOS, Solange. Ciência aberta e o novo modus operandi de comunicar pesquisa – Parte II. Scielo em Perspectiva, 1 ago. 2019. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2019/08/01/ciencia-aberta-e-o-novo-modus-operandi-de-comunicar-pesquisa-parte-ii/#.ZB40q3bMLIU. Acesso em: 23 fev. 2023.
PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. São Paulo: Contexto, 2021.
PEREIRA JÚNIOR, Luiz Costa. Guia para a edição jornalística. Petrópolis: Vozes, 2012.
RECH, Gisele. Redação jornalística: apontamentos para a produção de conteúdo. Curitiba: Intersaberes, 2018.
RELATÓRIO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS. Instituída pelo Ministério da Educação. Portaria Nº 203/2009, de 12 de fevereiro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Jornalismo. Brasília: MEC, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/documento_final_cursos_jornalismo.pdf. Acesso em: 24 mar. 2023.
TEMER, Ana Carolina Rocha Pessôa; JOFFE, Mayara Jordana Sousa Santana. Formação de jornalistas e ensino universitário: perspectivas de docentes de Jornalismo sobre a implantação das novas DCNs. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, v. 8, n. 22, p. 5-33, jan./jun. 2018. Disponível em: https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/108. Acesso em: 24 mar. 2023.
Published
Versions
- 2024-10-14 (2)
- 2023-12-11 (1)
How to Cite
Issue
Section
Copyright (c) 2023 Ivan Paganotti
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).