Proposta para sistematização de bancas de avaliação considerando demandas de tempo, prioridade, compreensão e interação
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.46952/rebej.v13i32.1172Mots-clés:
Jornalismo, Banca, Avaliação, Didática, SistematizaçãoRésumé
O trabalho apresenta proposta para organizar arguições em bancas de avaliação (como TCCs ou defesas de pós-graduação) para que o docente sistematize o processo de análise do trabalho, otimizando o tempo e facilitando ao aluno identificar pontos principais que demandem resposta no debate ou correções posteriores. A partir de experiência em centena de defesas, o modelo já foi aplicado em dezenas de bancas de graduação e pós-graduação. O modelo sistematiza pontos a serem apresentados em seis categorias de gênero: Elogios, Sugestões, Críticas, Alterações, Perguntas e Agradecimentos, que podem ser sintetizados no acrônimo ESCAPA. O artigo apresenta e discute modelo da ficha para organizar trabalho dos avaliadores, inclusive disponibilizando para orientador e aluno avaliado.
Références
BJR – BRAZILIAN JOURNALISM RESEARCH. Processo de Avaliação pelos Pares: Pareceres Abertos. Brazilian Journalism Research, 2020. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/processoavaliacao. Acesso em: 23 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 27 de setembro de 2013. Institui as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Jornalismo, bacharelado, e dá outras providências. Brasília: MEC, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/educacao-quilombola-/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12991-diretrizes-curricularescursos-de-graduacao. Acesso em: 24 mar. 2023.
CANAVILHAS, João. Jornalismo na Web: Da Pirâmide Invertida à Pirâmide Deitada. Revista Aprender, p. 58-65, 2012. Disponível em: http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/113/100. Acesso em: 23 fev. 2023.
FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse: textual analysis for social research. New York: Routledge, 2003.
FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000200015. Acesso em: 23 fev. 2023.
FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad: Marcelo Brandão Cipolla. 2ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2012.
LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. 13ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2019.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Trad. Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
NOVAIS, Rui Alexandre. Pareceres da edição. Brazilian Journalism Research, v. 16, n. 1, 2020. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1317. Acesso em: 23 fev. 2023.
PACKER, Abel L; SANTOS, Solange. Ciência aberta e o novo modus operandi de comunicar pesquisa – Parte II. Scielo em Perspectiva, 1 ago. 2019. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2019/08/01/ciencia-aberta-e-o-novo-modus-operandi-de-comunicar-pesquisa-parte-ii/#.ZB40q3bMLIU. Acesso em: 23 fev. 2023.
PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. São Paulo: Contexto, 2021.
PEREIRA JÚNIOR, Luiz Costa. Guia para a edição jornalística. Petrópolis: Vozes, 2012.
RECH, Gisele. Redação jornalística: apontamentos para a produção de conteúdo. Curitiba: Intersaberes, 2018.
RELATÓRIO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS. Instituída pelo Ministério da Educação. Portaria Nº 203/2009, de 12 de fevereiro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Jornalismo. Brasília: MEC, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/documento_final_cursos_jornalismo.pdf. Acesso em: 24 mar. 2023.
TEMER, Ana Carolina Rocha Pessôa; JOFFE, Mayara Jordana Sousa Santana. Formação de jornalistas e ensino universitário: perspectivas de docentes de Jornalismo sobre a implantação das novas DCNs. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, v. 8, n. 22, p. 5-33, jan./jun. 2018. Disponível em: https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/108. Acesso em: 24 mar. 2023.
Publiée
##submission.versions##
- ##submission.versionIdentity##
- ##submission.versionIdentity##
Comment citer
Numéro
Rubrique
Copyright (c) 2023 Ivan Paganotti
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).