Narrativas de vida
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v14i33.1277Keywords:
Formation, Biographical method, Theory, PracticeAbstract
The present work seeks to understand how the intersection between theoretical and practical disciplines of the Social Communication course (qualification in Journalism) from Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia is established - in the (auto)biographical trajectory of students, alumni and professors of the course - who participated in the video documentary A travessia da formação. The subjects' narratives serve as data for this article, which brings theoretical-epistemological premises of the biographical method (Ferrarotti, 2010) and the methodology of heterobiographical research-training (Paiva, 2018) as a basis. With this study, it became evident that most subjects consider that both theoretical and practical disciplines have equal value for their academic training in Journalism.
References
DELORY-MOMBERGER, Christiane. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Tradução de Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva e Luís Passeggi. – Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
DEWEY, John. Experiência e Educação. Tradução de Renta Gaspar, Coleção Textos Fundantes de Educação, Petrópolis, RJ, 2010.
DOMINICÉ, Pierre. A biografia educativa: instrumento de investigação para a educação de adultos. Universidade de Genebra, 1982. In: O Método (Auto) Biográfico e a Formação/organização – Natal, RN: EDURFN: São Paulo: Paulus, 2010.
FERRAROTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. Paris: Payot, 1979 In: O Método (Auto) Biográfico e a Formação/organização – Natal, RN: EDURFN: São Paulo: Paulus, 2010.
FORTUNA, Volnei. A relação teoria e prática na educação em freire, 2015. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/1056/746 Acesso em: 28 abr. 2019.
IPIRANGA, Sarah Diva da Silva. A formação de professores e mediadores de leitura, 2018.
JOSSO, Marie Christine. Da formação do sujeito.... Ao sujeito da formação. Universidade de Genebra, 1978.
JOSSO, Marie Christine. Experiências de Vida e Formação. Tradução José Cláudio e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, nº 19, Campinas, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf Acesso em: 24 mai. 2019.
MARTINEZ, Monica; ALBUQUERQUE, Aline. Narrativas biográficas: os diários como fonte de pesquisa e instrumento narrativo. PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM, v. 3, n. 5, jan./jul. São Paulo, 2019. Disponível em: https://revista.fapcom.edu.br/index.php/revista-paulus/article/view/96. Acesso em: 24 mai. 2022.
NOGUEIRA, Jocélia Barbosa; ALBARADO, Edilson da Costa; VASCONCELOS, Maria Eliane de Oliveira. Metodologia na perspectiva freiriana: uma educação emancipatória para ação libertária no bojo dos movimentos sociais. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, Boa Vista, v. 1, p. 279-293, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/e202019/pdf. Acesso em: 15 ago. 2022.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo: como alguém se torna o que é. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
NÓVOA, António; FINGER, Matthias. O Método (Auto) Biográfico e a Formação/ organização. – Natal, RN: EDURFN: São Paulo: Paulus, 2010.
ORMAZENE, Fabiano. Condições de produção e biografia: a noção de humanização na constituição histórico do gênero. Revista Observatório, vol. 6, n. 5 (Edição Especial 2), agosto 2020. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11184/18113. Acesso em: 24 mai. 2022.
PAIVA, Élica Luiza. Narrativas de histórias de vida como formação de si: um jogo com adolescentes do povoado do maracujá. 1.ª edição: fevereiro, 2018.
WILL, Sharon Varjão. Intercessões: Nietzsche e a Educação. Niterói, 2009. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp115451.pdf Acesso em: 24 abr. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Gabriela Souza, Élica Luiza Paiva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).