Narrativas de vida

Auteurs

  • Gabriela Souza Silva UESB
  • Élica Luiza Paiva UESB

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.46952/rebej.v14i33.1277

Mots-clés:

Formação, Método biográfico, Teoria, Prática

Résumé

O presente trabalho busca compreender como se estabelece a intersecção entre disciplinas teóricas e práticas do curso de Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - na trajetória (auto)biográfica de alunos, ex-alunos e professores do curso - que participaram do videodocumentário A travessia da formação. As narrativas dos sujeitos servem de dados para este artigo, que traz premissas teórico-epistemológicas do método biográfico (Ferrarotti, 2010) e a metodologia da pesquisa-formação heterobiográfica (Paiva, 2018) como base. Com este estudo, evidenciou-se que a maioria dos sujeitos consideram que tanto as disciplinas teóricas quanto as práticas possuem igual valor para a sua formação acadêmica em Jornalismo.

Références

DELORY-MOMBERGER, Christiane. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Tradução de Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva e Luís Passeggi. – Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

DEWEY, John. Experiência e Educação. Tradução de Renta Gaspar, Coleção Textos Fundantes de Educação, Petrópolis, RJ, 2010.

DOMINICÉ, Pierre. A biografia educativa: instrumento de investigação para a educação de adultos. Universidade de Genebra, 1982. In: O Método (Auto) Biográfico e a Formação/organização – Natal, RN: EDURFN: São Paulo: Paulus, 2010.

FERRAROTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. Paris: Payot, 1979 In: O Método (Auto) Biográfico e a Formação/organização – Natal, RN: EDURFN: São Paulo: Paulus, 2010.

FORTUNA, Volnei. A relação teoria e prática na educação em freire, 2015. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/1056/746 Acesso em: 28 abr. 2019.

IPIRANGA, Sarah Diva da Silva. A formação de professores e mediadores de leitura, 2018.

JOSSO, Marie Christine. Da formação do sujeito.... Ao sujeito da formação. Universidade de Genebra, 1978.

JOSSO, Marie Christine. Experiências de Vida e Formação. Tradução José Cláudio e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, nº 19, Campinas, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf Acesso em: 24 mai. 2019.

MARTINEZ, Monica; ALBUQUERQUE, Aline. Narrativas biográficas: os diários como fonte de pesquisa e instrumento narrativo. PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM, v. 3, n. 5, jan./jul. São Paulo, 2019. Disponível em: https://revista.fapcom.edu.br/index.php/revista-paulus/article/view/96. Acesso em: 24 mai. 2022.

NOGUEIRA, Jocélia Barbosa; ALBARADO, Edilson da Costa; VASCONCELOS, Maria Eliane de Oliveira. Metodologia na perspectiva freiriana: uma educação emancipatória para ação libertária no bojo dos movimentos sociais. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, Boa Vista, v. 1, p. 279-293, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/e202019/pdf. Acesso em: 15 ago. 2022.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo: como alguém se torna o que é. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

NÓVOA, António; FINGER, Matthias. O Método (Auto) Biográfico e a Formação/ organização. – Natal, RN: EDURFN: São Paulo: Paulus, 2010.

ORMAZENE, Fabiano. Condições de produção e biografia: a noção de humanização na constituição histórico do gênero. Revista Observatório, vol. 6, n. 5 (Edição Especial 2), agosto 2020. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11184/18113. Acesso em: 24 mai. 2022.

PAIVA, Élica Luiza. Narrativas de histórias de vida como formação de si: um jogo com adolescentes do povoado do maracujá. 1.ª edição: fevereiro, 2018.

WILL, Sharon Varjão. Intercessões: Nietzsche e a Educação. Niterói, 2009. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp115451.pdf Acesso em: 24 abr. 2019.

Publiée

2024-09-12

Numéro

Rubrique

Artigos