Diálogo entre saberes

uma reflexão sobre as contribuições da História da Arte para o ensino do Jornalismo

Authors

Keywords:

Ensino do Jornalismo, História da Arte, Disciplinas, Diretrizes Curriculares Nacionais

Abstract

Considering that the dialogue between journalistic and artistic pratices and knowledges contributes to the journalist's professional training, both in the construction of intellectual repertoire and in the development of creativity and technical skills, the objective of this article is to understand the insertion of art in the curriculum design of the Journalism courses, especially, from the scenario of adaptation of the political-pedagogical projects to the new National Curricular Guidelines (DCN's). For this, it seeks to analyze the offering of disciplines focused on History of Art, considering the proposed approach and the referential indicated in the syllabus made available in the PPP’s of public and private institutions of different regions of the country.

Author Biographies

Ingrid Pereira de Assis, PPGJOR/UFSC

Bolsista Capes. Doutoranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão e graduada em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo, também pela UFMA. E-mail: ingrid.p.assis@hotmail.com.

Juliana Cristina Gobbi Betti, PPGJOR/UFSC

Bolsista Capes. Doutoranda e Mestra em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. E-mail: jugobbibetti@gmail.com.

Macelle Khouri dos Santos, PPGICH/UFSC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, da Universidade Federal de Santa Catarina, mestra em Jornalismo, também pela UFSC. Graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e professora da graduação em Cinema e Audiovisual na mesma instituição. E-mail: macellekhouri@gmail.com.

José Ferreira Júnior, UFMA

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).   Professor da graduação em Jornalismo e do programa de pós-graduação em Cultura e Sociedade na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Integrante do Grupos de Pesquisa Comunicação Midiática e Institucional.  E-mail: jferr@uol.com.br.

References

ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. A dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Cia das Letras, 1993.
BATISTTI, Taíze dos Santos et al. Dialogando com Ana Mae Barbosa sobre Arte. Atos de Pesquisa em Educação, v. 11, n. 1, p.343-349, maio 2016. Fundação Universidade Regional de Blumenau. Disponível em: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4680/3287. Acesso em: 20 abr 2019.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. Estudos Avançados, São Paulo, v. 3, n. 7, p. 170-182, Dec. 1989. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141989000300010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 abr 2019.
BARBOSA, Ana Mae. Teoria e prática da educação artística. São Paulo: Cultrix, 1975.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 1, de 27 de setembro de 2013. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo, bacharelado, e dá outras providências. Brasília, DF: Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14242-rces001-13&category_slug=setembro-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em 8 out 2017.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. In: Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
COLI, Jorge. O que é arte. São Paulo: Editora Brasiliense, 2013.

FACULDADE CASPER LÍBERO. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Jornalismo. São Paulo: Cásper Líbero, 2016.

FIORE FERRARI, Eduardo; LEYMONIÉ SÁEN, Julia. Didáctica Práctica para enseñanza media y superior. Montevidéu: Magro, 2007.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
GOODMAN, Nelson. Languages of art: an approach to a theory of symbols. 2.ed. Indianopolis: Hackett, 1976.
GOMBRICH, Ernst H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
GOMPERTZ, Will. Isso é Arte? 150 anos da Arte Moderna do Impressionismo até hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
IPANEMA, Rogéria de. Arte, imagem, história: os usos políticos e sociais da arte em Angelo Agostini. In: KNAUSS, P; MALTA, M. (Orgs.). Objetos do olhar: história e arte. São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2015.
MANOVICH, L. The language of new media. Massachusetts: Mit Press. 2001.
MEDITSCH, Eduardo. As diretrizes críticas e a crítica das Diretrizes: o “conflito das faculdades” na área acadêmica de Comunicação. Questões Transversais – Revista de Epistemologias da Comunicação. Vol. 3, nº 5, janeiro-junho/2015.
MEDITSCH, Eduardo; AYRES, Melina de la Barrera; BETTI, Juliana Gobbi; BARCELOS, Marcelo (Orgs.). O ensino de Jornalismo sob as Novas Diretrizes: miradas sobre projetos em implantação. 1ª ed. Florianópolis, SC: Insular, 2018. 248p.
ORTIZ, Renato. A Escola de Frankfurt e a questão da cultura. Revista Sociologia em Rede, vol. 6 num. 6, 2016. Disponível em: https://redelp.net/revistas/index.php/rsr/article/view/468/415 . Acesso em mar 2019.
UNIVERSIDADE CEUMA. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Jornalismo. São Luís: Uniceuma, 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Jornalismo. Porto Alegre: UFRGS, 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Jornalismo. Boa Vista: UFRR, 2015.

Published

2019-12-24

How to Cite

Assis, I. P. de, Betti, J. C. G., Santos, M. K. dos, & Ferreira Júnior, J. (2019). Diálogo entre saberes: uma reflexão sobre as contribuições da História da Arte para o ensino do Jornalismo. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 9(25), 31–43. Retrieved from https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/324

Issue

Section

Artigos