A (des)construção do imaginário que cerca o fazer jornalístico no percurso formativo de estudantes de Comunicação da UESB

Authors

  • Afonso Ribas Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Élica Luiza Paiva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Keywords:

Formação. Imaginário. Jornalismo. Narrativas de formação.

Abstract

This article aims to identify the way in which Social Communication course with a degree in Journalism’s students from the Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) look and understand journalism and their professional field along their formative paths, considering the imaginary that surrounds the profession. From this, it is also tried to understand how this view is (re)constructed and the role of formation experiences in this process. This study is part of a larger project entitled The Journalism formation crossing: life narratives and in course experience, a heterobiographic research-formation built with and from the (auto)biographical method. As a philosophical background, there are the Gadamerian philosophical hermeneutics. And the theories of life history narratives as formation devices guide the theoretical-methodological discussions.

Author Biography

Élica Luiza Paiva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e professora assistente da Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. 

References

ACCIOLY, Sheila. O ethos agônico no jornalismo potiguar: discursos de identidades. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 12., 2007, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Regiocom, 2007. Disponível em: http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/1/18/GT1-_03-_O_ethos_agonico _Sheila.pdf. Acesso em: ago. 2017.

ALMEIDA, Maria Cristina Rosa de. A formação do jornalista em transição. In: INTERPROGRAMAS DE MESTRADO DA FACULDADE CÁSPER LÍBERO, 7., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Interprogramas Cásper Pesquisa, 2011. Disponível em: http://administrativocasper.fcl.com.br/rep_arquivos/2013/07/02/1372779271.pdf. Acesso em: ago. 2017.

BRITO, Rosa Mendonça de; et al. A hermenêutica e o processo de construção do conhecimento. Dialógica, Manaus, v. 1, n. 3, 2007. Disponível em: http://dialogica.ufam.edu.br/PDF/no3/Rosa_Britto_Hermeneutica.pdf. Acesso em: ago. 2017.

CARVALHO, Maria Inez da Silva de Souza. Por uma perspectiva deliberatória do currículo. Revista da FAEEBA, Salvador, n. 5, jan/jun, 1996, p. 137-147.

CORREIA, João. Algumas reflexões sobre a importância da formação universitária dos jornalistas. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, p. 1-8, 1998. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/correiajoao-formacao-universitaria-jornalistas.pdf. Acesso em: jul. 2017.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. São Paulo: Paulus, 2008.

DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação e alguns de seus componentes relacionais. In: NÓVOA, Antônio; FINGER, Matthias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010, p. 81-95.

JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito... Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, Antônio; FINGER, Matthias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010, p. 81-95.

________. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

KUNCZIK, Michael. Conceitos de Jornalismo: norte e sul – Manual de Comunicação. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.

LAWN, Chris. Compreender Gadamer. Petrópolis: Vozes, 2007.

LEITÃO, Cleide Figueiredo. Buscando caminhos nos processos de formação/autoformação. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 27, set./dez., 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141324782004000300003&script=sci_abstract&tlng=es. Acesso em: set. 2017.

MÁRQUEZ, Gabriel García. A melhor profissão do mundo. Caros Amigos, 2013.

PAIVA, Élica Luiza. A travessia da formação em Jornalismo: narrativas de vida e experiência em curso. Projeto de pesquisa: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2017.

PEREIRA, Fábio Henrique. Da responsabilidade social ao jornalismo de mercado: o jornalismo como profissão. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, p. 1-18, 2004. Disponível em: http://www.bocc.uff.br/pag/pereira-fabio-responsabilidade-jornalista.pdf. Acesso em: jul. 2017.

PEREIRA, Fábio Henrique; SOUSA, Janara; MOURA, Dione Oliveira. Valores e cultura profissional dos estudantes de jornalismo em Brasília. Estudos em Comunicação, n. 17, p. 47-74, 2014. Disponível em: http://www.ec.ubi.pt/ec/17/pdf/n17a03.pdf. Acesso em: jul. 2017.

TRAQUINA, Teorias do Jornalismo: porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 3. ed. rev. 2012.

Published

2019-10-10

How to Cite

Moreira, A. R., & Paiva, Élica L. (2019). A (des)construção do imaginário que cerca o fazer jornalístico no percurso formativo de estudantes de Comunicação da UESB. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 9(24), 24–43. Retrieved from https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/326

Issue

Section

Artigos