A (des)construção do imaginário que cerca o fazer jornalístico no percurso formativo de estudantes de Comunicação da UESB

Autores

  • Afonso Ribas Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Élica Luiza Paiva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Palavras-chave:

Formação. Imaginário. Jornalismo. Narrativas de formação.

Resumo

O presente artigo busca identificar a forma com que estudantes do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) veem e compreendem o fazer jornalístico e o seu campo profissional ao longo dos seus percursos formativos, considerando o imaginário social que cerca a profissão. A partir disso, intenta-se, ainda, perceber como essa visão é (re)construída e o papel das experiências de formação nesse processo. Este estudo parte de um projeto maior intitulado A travessia da formação em Jornalismo: narrativas de vida e experiência em curso, uma pesquisa-formação heterobiográfica construída com e a partir do método (auto)biográfico. Como plano de fundo filosófico, têm-se as hermenêuticas filosóficas gadamerianas. E as teorias das narrativas de história de vida como dispositivos de formação norteiam as discussões teórico-metodológicas.

Biografia do Autor

Élica Luiza Paiva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e professora assistente da Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. 

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Publicado

2019-10-10

Como Citar

Moreira, A. R., & Paiva, Élica L. (2019). A (des)construção do imaginário que cerca o fazer jornalístico no percurso formativo de estudantes de Comunicação da UESB. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 9(24), 24-43. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/326

Edição

Seção

Artigos