A (des)construção do imaginário que cerca o fazer jornalístico no percurso formativo de estudantes de Comunicação da UESB
Palabras clave:
Formação. Imaginário. Jornalismo. Narrativas de formação.Resumen
El presente artículo busca identificar la forma con que estudiantes del curso de Comunicación Social con habilitación en Periodismo de la Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) miran y comprenden el hacer periodístico y su campo profesional a lo largo de sus recorridos formativos, considerando el imaginario social que rodea la profesión. A partir de eso, se intenta, aún, percibir cómo esa visión es (re)construida y el papel de las experiencias de formación en ese proceso. Este estudio parte de un proyecto mayor titulado La travesía de la formación en Periodismo: narrativas de vida e experiencia en curso, una investigación-formación heterobiográfica construida con y desde el método (auto)biográfico. Como fondo filosófico, se tienen las hermenéuticas filosóficas gadamerianas. Y las teorías de las narrativas de historia de vida como dispositivos de formación orientan las discusiones teórico-metodológicas.
Citas
ALMEIDA, Maria Cristina Rosa de. A formação do jornalista em transição. In: INTERPROGRAMAS DE MESTRADO DA FACULDADE CÁSPER LÍBERO, 7., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Interprogramas Cásper Pesquisa, 2011. Disponível em: http://administrativocasper.fcl.com.br/rep_arquivos/2013/07/02/1372779271.pdf. Acesso em: ago. 2017.
BRITO, Rosa Mendonça de; et al. A hermenêutica e o processo de construção do conhecimento. Dialógica, Manaus, v. 1, n. 3, 2007. Disponível em: http://dialogica.ufam.edu.br/PDF/no3/Rosa_Britto_Hermeneutica.pdf. Acesso em: ago. 2017.
CARVALHO, Maria Inez da Silva de Souza. Por uma perspectiva deliberatória do currículo. Revista da FAEEBA, Salvador, n. 5, jan/jun, 1996, p. 137-147.
CORREIA, João. Algumas reflexões sobre a importância da formação universitária dos jornalistas. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, p. 1-8, 1998. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/correiajoao-formacao-universitaria-jornalistas.pdf. Acesso em: jul. 2017.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. São Paulo: Paulus, 2008.
DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação e alguns de seus componentes relacionais. In: NÓVOA, Antônio; FINGER, Matthias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010, p. 81-95.
JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito... Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, Antônio; FINGER, Matthias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010, p. 81-95.
________. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
KUNCZIK, Michael. Conceitos de Jornalismo: norte e sul – Manual de Comunicação. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.
LAWN, Chris. Compreender Gadamer. Petrópolis: Vozes, 2007.
LEITÃO, Cleide Figueiredo. Buscando caminhos nos processos de formação/autoformação. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 27, set./dez., 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141324782004000300003&script=sci_abstract&tlng=es. Acesso em: set. 2017.
MÁRQUEZ, Gabriel García. A melhor profissão do mundo. Caros Amigos, 2013.
PAIVA, Élica Luiza. A travessia da formação em Jornalismo: narrativas de vida e experiência em curso. Projeto de pesquisa: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2017.
PEREIRA, Fábio Henrique. Da responsabilidade social ao jornalismo de mercado: o jornalismo como profissão. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, p. 1-18, 2004. Disponível em: http://www.bocc.uff.br/pag/pereira-fabio-responsabilidade-jornalista.pdf. Acesso em: jul. 2017.
PEREIRA, Fábio Henrique; SOUSA, Janara; MOURA, Dione Oliveira. Valores e cultura profissional dos estudantes de jornalismo em Brasília. Estudos em Comunicação, n. 17, p. 47-74, 2014. Disponível em: http://www.ec.ubi.pt/ec/17/pdf/n17a03.pdf. Acesso em: jul. 2017.
TRAQUINA, Teorias do Jornalismo: porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 3. ed. rev. 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).