A prática laboratorial integrada

apontamentos sobre a virada editorial e pedagógica da Curinga

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v11i28.424

Keywords:

Experiência pedagógica. Laboratório integrado. Revista. Dossiê. Grande reportagem., Pedagogical experience. Integrated laboratory. Magazine. Dossier. In-depth reporting.Pedagogical experience. Integrated laboratory. Magazine. Dossier. In-depth reporting., Experiencia pedagógica. Laboratorio integrado. Revista. Dosier. Gran reportaje.

Abstract

Este artigo aborda a experiência das autoras com a Curinga, revista-laboratório do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto, a partir da implantação da disciplina “Laboratório Integrado II: Grande Reportagem” na nova matriz curricular, desenvolvida com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2013, e da virada editorial aí envolvida. O texto é estruturado em quatro eixos: a proposta da Curinga em sua fase inaugural; a mudança editorial e pedagógica que caracteriza um dossiê, com produções de grandes reportagens para o impresso e digital; a readequação dos produtos e processos ao novo perfil editorial; e a rotina e infraestrutura produtivas nos limites laboratoriais.

References

ARBEX, Daniela. Métodos de pesquisa e investigação. In: CHRISTOFOLETTI, Rogério; LIMA, Samuel (orgs.) Reportagem, pesquisa e investigação. Florianópolis: Insular, 2012, p. 165-177.

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

BENETTI, Márcia. Revista e jornalismo: conceitos e particularidades. In: TAVARES, Frederico Mello; SCHWAAB, Reges (orgs.) A revista e seu jornalismo. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 44-57.

BUITONI, Dulcilia Schroeder. Revista e segmentação: dividir para reunir. In: TAVARES, Fre-derico Mello; SCHWAAB, Reges (orgs.) A revista e seu jornalismo. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 107-118.

CAMPOS, José Francisco Guelfi. Arquivos pessoais: facetas de um dilema. In: ANDRADE, Ana Célia Navarro de (org.) Arquivos, entre tradição e modernidade, volume 2. 2. ed. São Paulo: ARQ-SP, 2017, p. 39-49.

CARMO, Ruleandson. Editorial. Curinga, n. 0, Mariana: Ufop, nov. 2011.

COSTA, Helouise. A invenção da revista ilustrada. In: COSTA, Helouise; BURGI, Sergio (org). As origens do fotojornalismo brasileiro: um olhar sobre O Cruzeiro. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2012, p. 303-323.

CURINGA (Mariana). Manual de Jornalismo. Mariana: Ufop, 2019.

CURINGA. “Editorial”. Curinga, n. 28, Mariana: Ufop, dez. 2019.

CURINGA. “Editorial”. Curinga, n. 27, Mariana: Ufop, jun. 2019.

GOMES, Cristiano; FONTES, Bruna. “O mundo que habita o mundo”. Curinga, n. 10, Maria-na: Ufop, maio 2014.

KOTSCHO, Ricardo. A prática da reportagem. 4. ed. São Paulo: Editora Ática, 2000.

KUCINSKI, Bernardo. Notas sobre o jornalismo de dossiês. Observatório da Imprensa, Campinas, v. 189, doc. sem paginação, 11 set. 2002. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/primeiras-edicoes/notas-sobre-o-jornalismo-de-dossis>. Acesso em: 16 fev. 2020.

MEDINA, Cremilda. Notícia: um produto à venda. Jornalismo na sociedade urbana e in-dustrial. 6. ed. São Paulo: Summus, 1988.

MELO, José Marques de. Prefácio. In: LOPES, Dirceu Fernando. Jornal-laboratório. Do exercício escolar ao compromisso com o público leitor. São Paulo: Summus, 1989, p. 11-12.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução no. 1, de 27 de setembro de 2013: Diretrizes Curri-culares Nacionais para o Ensino de Jornalismo. Brasília, 2013.

OLIVEIRA, Ana Clara; FERREIRA, Marília. Editorial. Curinga, n. 15, Mariana: Ufop, jul. 2015.

OLIVEIRA, Daniella Andrade et al. “Revista Curinga: um todo editorial”. In: Prêmio Expo-com – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, 22, 2015, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Intercom, 2015. p. 1-10. Disponível em: <https://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/lista_area_JO04.htm>. Acesso em: 16 mar. 2021.

OLIVEIRA, Fabrício Marques de. A revista em sala de aula: edição e práticas laboratoriais em contexto de convergência. In: TAVARES, Frederico Mello; SCHWAAB, Reges (orgs.) A revista e seu jornalismo. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 272-287.

SCALZO, Marília. Jornalismo de revista. São Paulo: Contexto, 2004.

SODRÉ, Muniz; FERRARI, Maria Helena. Técnica de reportagem: notas sobre a narrativa jornalística. São Paulo: Summus, 1986.

STORCH, Laura. Revista e leitura; sujeitos em interação. In: TAVARES, Frederico Mello; SCHWAAB, Reges (orgs.) A revista e seu jornalismo. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 132-145.

TAVARES, Frederico Mello; SCHWAAB, Reges. Revista e comunicação: percursos, lógicas e circuitos. In: TAVARES, Frederico Mello; SCHWAAB, Reges (orgs.) A revista e seu jornalis-mo. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 27-43.

VOGEL, Daisi. Revista e contemporaneidade: imagens, montagens e suas anacronias. In: TAVARES, Frederico Mello; SCHWAAB, Reges (orgs.) A revista e seu jornalismo. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 17-26.

Published

2021-06-19

How to Cite

A prática laboratorial integrada: apontamentos sobre a virada editorial e pedagógica da Curinga . (2021). Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 11(28), 132-146. https://doi.org/10.46952/rebej.v11i28.424

Issue

Section

Relato de Experiência