Desafios do ensino remoto no contexto da pandemia
riscos, potencialidades e tendências
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v11i28.437Keywords:
Experiência; Ensino de Jornalismo; aulas remotas; ensino à distância; coronavírus.Abstract
O presente trabalho faz um relato de experiência na adoção do ensino remoto num curso de Jornalismo em instituição privada de Brasília, no contexto da pandemia do novo coronavírus. A iniciativa apresentou vantagens, percebidas por professores e estudantes, mas também desafios e levantou preocupações sobre os limites do ensino à distância. Trazemos especificidades verificadas em disciplinas teóricas e laboratoriais, a partir do relato docente e de pesquisa realizada junto aos estudantes que vivenciaram essa experiência. Levantamos os riscos da naturalização do ensino à distância e potenciais tendências para o ensino de Jornalismo no pós pandemia.
References
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas
na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621>. Acesso em: 19 set. 2020.
HOGDES, Charles et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review, 27 mar. 2020. Disponível em: <https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning>. Acesso em: 18 set. 2020.
JOYCE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Educação a Distância ou Atividade Educaci-onal Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, SP, v. 9, n. 7, pp. 1-29, 2020. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4299/3757>. Acesso em: 19 set. 2020.
JOYCE, V. H.; LUBIANCO, J. Pandemia de COVID-19 força professores de jornalismo da América Latina a adaptar currículo e recursos para ensinar online. LatAm Journalism Re-view, Knight Center for Journalism in the Americas, Universidade do Texas, 13 mai. 2020. Disponível em: <https://latamjournalismreview.org/pt-br/articles/pandemia-de-covid-19-forca-professores-de-jornalismo-da-america-latina-a-adaptar-curriculo-e-recursos-para-ensinar-online/>. Acesso em: 18 set. 2020.
MARTINS, V.; ALMEIDA, J. Educação em tempos de pandemia no brasil: saberesfazeres es-colares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. Redoc, Rio de Janeiro, v. 4, n.2, pp. 215-224, Maio/Ago 2020. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/51026/34672>. Acesso em: 19 set. 2020.
PEREIRA, F. H. O “Jornalista Sentado” e a Produção da Notícia on-line no
CorreioWeb. Em Questão, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 95-108, jan./jun. 2004. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/12503/1/ARTIGO_JornalistaSentadoProducao.pdf>. Acesso em: 19 set. 2020.
Published
How to Cite
Issue
Section
Copyright (c) 2021 Luciane Agnez
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).