educational radio as a pedagogical proposal for the formation of new reporters in non-school space
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v10i26.58Keywords:
College Radio, UFOP College Radio, Journalism, professional qualification, Exploratory researchAbstract
This study analyzes the process of training reporters at the UFOP Educativa Radio studios in Ouro Preto / MG. The research seeks to answer the following question: How does Radio UFOP contributes to the academic training of students of Journalism at the Federal University of Ouro Preto? The research is based on qualitative and exploratory research, with the use of the Case Study, Documentary and Bibliographic Survey, Participant research and interview application for data collection. Although it faces technical challenges to carry out its work, the station is classified by some scholars as a place of language experimentation and encounter with the future journalistic profession, besides being considered a pedagogical instrument complementary to the teaching of the University.
References
BRAVIN, Adriana; MAGALHÃES, Izabella; MUSSATO, Olívia; LIMA, Peterson G. de.
Sintonia Ambiental. Jornalismo ambiental eletrônico: educação e cidadania nas ondas do rádio. In: 1º Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA). Sergi-pe: Universidade Federal de Sergipe (UFS), 2011. Disponível em: <http://licaufs.blogspot.com/p/anais-eica-2011.html>. Acesso em: 22 mar. 2019.
BLOIS, Marlene. Rádio educativo no Brasil: uma história em construção. In: INTERCOM- Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/125264023715941274770374088408981912085.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2019.
DEUS, Sandra. Rádios Universitárias Públicas: compromisso com a sociedade e com a in-formação. Em Questão, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 327-338, jul. /dez. 2003 (b).
DEUS, Sandra. Rádios das Universidades federais: função pública e compromisso laborato-ria (sic). Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos interdisciplinares da Comunicação. - XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - BH/MG - 2 a 6 Set. 2003 (a). Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2003/www/pdf/2003_NP06_deus.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2018.
DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (orgs.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Co-municação. São Paulo: Atlas, 2005.
FEOP. Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto. Disponível em: <https://www.feop.com.br/>. Acesso em: 15 mai. 2015.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Radiojornalismo para emissoras comunitárias e educativas – uma experiência de ensino-aprendizagem no AudioLab FCS/UERJ. In: Soster, Demetrio; Tonus, Mirna (coords). Jornalismo-laboratório: rádio. Santa Cruz do Sul: EdUNISC, 2014.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.
LOPEZ, Debora Cristina. (Re)Construindo o conceito de audiência no rádio em cenário de convergência. In: ZUCULOTO, Valci; LOPEZ, Debora; KISCHINHEVSKY, Marcelo (eds). Estu-dos radiofônicos no Brasil — 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. São Paulo: Intercom, 2016, p.01-15.
MAIA, Marta Regina; TONUS, Mirna. Ciência e tecnologia em rádios universitárias: as expe-riências de Ouro Preto e Uberlândia. In: FERRARETO, Luiz Arthur; KLÖCKNER, Luciano (org.). E o rádio?. Novos Horizontes Midiáticos [recurso eletrônico]. Dados eletrônicos. Porto Alegre: Edipucrs, 2010, p. 301-315.
MELO, José Marques de Melo. Desafios do ensino de jornalismo no século XXI. In: ALMEI-DA, Fernando Ferreira; SILVA, Robson Bastos da; MELO, Marcelo Briseno Marques de. (Org.). O ensino de comunicação frente às Diretrizes Curriculares. São Paulo: IN-TERCOM, 2015, p. 12-18.
O PERFIL do Jornalista Brasileiro. APEX. Disponível em: <https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/40299/1536010583APEX_ebook_o_perfil_do_jornalista_v5.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2019.
PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Observação participante e pesquisa-ação. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (org.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005, p. 125-144.
POLETTO, Thays Renata. Metaprogramas como estratégia para o ensino de rádio e para o resgate da memória do veículo. In: FERRARETO, Luiz Arthur; KLÖCKNER, Luciano (org.). E o rádio?: novos horizontes midiáticos [recurso eletrônico]. Dados eletrônicos. Porto Ale-gre: Edipucrs, 2010, p. 109-124.
SANTOS, Adilson Pereira dos. Rádio Neab: em foco as relações etnorraciais (a história e a cultura afro-brasileira e africana). Disponível em <http://www.educacao.cefetmg.br/galerias/arquivos_download/GT04a.pdf>. Acesso em: 23 mai. 2016.
SOARES, Renato Augusto de Sousa, MILANEZ, Felipe Comarela; GARCIA, Luiz Carlos; FER-REIRA, Paula Camila Veiga. Assessoria jurídica comunitária: uma prática em defesa dos direitos humanos e da cidadania. 7º Encontro Anual da ANDHEP. Direitos Humanos, Democracia e Diversidade. - Curitiba (PR), 2012. Disponível em: <http://www.andhep.org.br/anais/arquivos/VIIencontro/gt06-02.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Projeto Acadêmico e de Desenvolvimen-to Institucional para o Sistema de Comunicação Integrada na UFOP. Ouro Preto, 2010.
VIEIRA, Flaviana Tavares, ALEXANDRINO, Carlos Henrique; SANTOS, Jheniffer Santana dos. Rádio ciência: integração acadêmica e comunitária Revista Multidisciplinar Acadêmi-ca Vozes dos Vales–UFVJM – MG – Brasil – Nº 05 – Ano III – 05. Disponível em: <http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2014/05/R%C3%A1dio-ci%C3%AAncia-integra%C3%A7%C3%A3o-acad%C3%AAmica-e-comunit%C3%A1ria.pdf>. Acesso em: 10 mar.2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Gláucio Antonio Santos; Debora Cristina Lopez

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).