Reflexões sobre uma profissão em transição:

jornalismo pós-industrial e modelo de negócios

Auteurs

Mots-clés:

Jornalismo Pós-Industrial; Ensino; Universidade; Modelo de negócios

Résumé

O jornalismo enquanto profissão estabeleceu-se, na Europa e Estados Unidos, em meados do século XIX, quando as estratégias de mercado passaram a ser um elemento importante na constituição do fazer jornalístico. Com o conhecimento tecnológico, em desenvolvimento na época, e as primeiras diretrizes para o início da consolidação da profissão, o jornalismo foi se adequando de acordo com o que a economia e a sociedade demandavam. Esse processo de transformação permeou o jornalismo desde seus primórdios e, com o avanço tecnológico em ascendência num processo extremamente rápido, essas mudanças passaram a ser sentidas de maneira muito mais profunda em um cenário em que as instituições da informação vivem uma crise financeira e de capital simbólico. Se o mercado muda, a universidade também deve rever seus métodos e abordagem em relação ao ensino da profissão, por isso, a necessidade de que o ensino jornalístico tenha uma maior atenção, principalmente para que os profissionais tenham perspectivas que estejam relacionadas a essa nova realidade que se apresenta na sociedade contemporânea. Sendo assim, por meio de revisão bibliográfica este trabalho tem o objetivo de discutir possibilidades didáticas para a inserção de um ensino que contemple a dinamicidade que a profissão de jornalista exige, seja ao fornecer ferramentas teóricas e práticas aos estudantes, seja como forma de adaptação a esses novos tempos, como, por exemplo, o conhecimento de modelo de negócio.

 

Bibliographies de l'auteur

Rafael Kondlatsch, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Unesp

Doutorando em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp), é professor do curso de graduação em jornalismo na Faculdade Secal – Ponta Grossa -PR.

Maria Cristina Gobbi, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Unesp

Livre-Docente em História da Comunicação e da Cultura Midiática na América Latina, é doutora em Comunicação e professora em cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp).

Daira Martins Botelho, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Unesp

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp), é professora bolsista do curso de graduação em jornalismo da Unesp – Bauru.

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Publiée

2020-01-24

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Artigos