Reflexões sobre uma profissão em transição:
jornalismo pós-industrial e modelo de negócios
Mots-clés:
Jornalismo Pós-Industrial; Ensino; Universidade; Modelo de negóciosRésumé
O jornalismo enquanto profissão estabeleceu-se, na Europa e Estados Unidos, em meados do século XIX, quando as estratégias de mercado passaram a ser um elemento importante na constituição do fazer jornalístico. Com o conhecimento tecnológico, em desenvolvimento na época, e as primeiras diretrizes para o início da consolidação da profissão, o jornalismo foi se adequando de acordo com o que a economia e a sociedade demandavam. Esse processo de transformação permeou o jornalismo desde seus primórdios e, com o avanço tecnológico em ascendência num processo extremamente rápido, essas mudanças passaram a ser sentidas de maneira muito mais profunda em um cenário em que as instituições da informação vivem uma crise financeira e de capital simbólico. Se o mercado muda, a universidade também deve rever seus métodos e abordagem em relação ao ensino da profissão, por isso, a necessidade de que o ensino jornalístico tenha uma maior atenção, principalmente para que os profissionais tenham perspectivas que estejam relacionadas a essa nova realidade que se apresenta na sociedade contemporânea. Sendo assim, por meio de revisão bibliográfica este trabalho tem o objetivo de discutir possibilidades didáticas para a inserção de um ensino que contemple a dinamicidade que a profissão de jornalista exige, seja ao fornecer ferramentas teóricas e práticas aos estudantes, seja como forma de adaptação a esses novos tempos, como, por exemplo, o conhecimento de modelo de negócio.
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