Professor e estudante e os encontros formativos:
como a formação do estudante é afetada a partir da formação biográfica do professor?
DOI :
https://doi.org/10.46952/rebej.v10i26.377Mots-clés :
Afetividade. Formação. Narrativas biográficas. Mundo-de-vida.Résumé
Buscamos entender como o mundo-de-vida (MOMBERGER, 2008) do educador imbrica na formação humana e profissional do educando, ao compreender a Universidade como um lugar de (des)encontros formativos. Para isso, realizamos um estudo com os estudantes pesquisadores de Iniciação Cientifica (IC), do grupo de estudos e pesquisas, Narrativas, Formação e Experiência (Naforme), do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo[1]da Universidade Estadual Sudoeste da Bahia (Uesb). Discutimos a relação da afetividade trabalhada por Cláudia Cristina Silva Medeiros (2016), além dos pressupostos teóricos de Christine Delory-Momberger (2008), Marie-Christine Josso (2010), entre outros autores. Compreendemos que a formação dos estudantes é afetada com e a partir da formação biográfica do professor, pois o ser profissional e pessoal estão (co)relacionadas.
Références
BACKES, Dirce Stein; COLOMÉ, Juliana Silveira; ERDMANN, Rolf Herdmann; LUNARDI, Valé-ria Lerch. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O mundo da saúde, São Paulo: 2011. Disponível em: <http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/88/10_GrupoFocal.pdf>. Acesso em: 04 nov. 2020.
CARVALHO, Maria Inez da Silva de Souza. Por uma perspectiva deliberatória do currículo. In: FAEEBA, Revista da (comp.). Educação e educadores. 5. ed. Salvador: Faeeba, 1996, p. 3-224. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/issue/view/250/showToc>. Acesso em: 11 set. 2019.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Trad. Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto, Luis Passeggi. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
DOMINICÉ, Pierre. L’histoire de vie comme processos de formation. Paris: L’Harmattan, 1990.
FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FIN-GER, Matthias (orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito... ao sujeito da formação. In: NÓVOA, An-tónio; FINGER, Matthias (orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
MENDEIROS, Cláudia Cristina Silva. Educação Estética do Afeto nos Memoriais no Projeto Irecê. Maceió: Cesmac, 2016.
NÓVOA, António; FINGER, Mathias (orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Zelia; FREIRE, José-Jozefran. O dualismo de Descartes como princípio de sua Filosofia Natural. Estudos Avançados, São Paulo, v. 27, n. 79, p. 157-170, 2013. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142013000300012>. Acesso em: 04 nov. 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Maria Fernanda Feminlla, Élica Luiza Paiva 2020

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).