“Eu não entendia muita coisa que ele falava”

desafios intelectuais da chegada ao ensino superior

Autores

  • Agnes Francine de Cavalho Mariano Universidade Federal de Ouro Preto
  • Matheus Vinicius Ferreira Reis

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v15i34.1234

Palavras-chave:

Afiliação, Ensino superior, Memória, Letramento, Vida estudantil

Resumo

A pesquisa aborda os desafios da afiliação à vida universitária vividos pelos estudantes. Tomamos como base pesquisas de Alain Coulon (2008) e pesquisas brasileiras sobre trajetórias acadêmicas (Sampaio, 2011; Santos; Sampaio, 2012). Para acessar as percepções estudantis das experiências vividas, recorremos à memória, por meio de entrevistas semiestruturadas com seis estudantes de Jornalismo. Identificamos diferentes desafios ligados à afiliação intelectual, como compreensão da bibliografia e aulas, implementação de estratégias de estudo e organização do tempo. O que nos leva a ponderar sobre a importância de iniciativas para o desenvolvimento da leitura e escrita.

Biografia do Autor

Agnes Francine de Cavalho Mariano, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre (UFBA) e doutora (USP) em Comunicação. Professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Matheus Vinicius Ferreira Reis

Graduado em Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), foi bolsista de IC (CNPq)

 

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Publicado

2024-11-01

Como Citar

Mariano, A. F. de C., & Reis, M. V. F. (2024). “Eu não entendia muita coisa que ele falava”: desafios intelectuais da chegada ao ensino superior. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 15(34), 15–33. https://doi.org/10.46952/rebej.v15i34.1234

Edição

Seção

Artigos