A formação em Jornalismo na Universidade Federal da Bahia
uma análise dos egressos
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v11i28.434Palavras-chave:
Jornalismo, Formação, EgressosResumo
A autoavaliação institucional é um importante insumo para aprimoramento contínuo do planejamento dos cursos de formação superior. Este artigo pretende analisar a formação em Jornalismo na Universidade Federal da Bahia a partir dos seus egressos. O questionário foi desenvolvido no Google Forms, com 31 perguntas abertas e 16 de resposta fechada. 149 egressos, do currículo implementado no ano de 2000, responderam a pesquisa. Os resultados devem contribuir para a discussão do novo Projeto Político Pedagógico do curso de Jornalismo.
Referências
ANTONIOLI, Maria Elisabete. Diretrizes Curriculares e cursos de Jornalismo: a formação do jornalista à luz da legislação educacional. In: Revista Brasileira de Ensino de Jor-nalismo, Brasília, v. 4, n. 15, p. 182-197, jul./dez. 2014.
ANTUNES, Elton; MAIA, Rousiley Celi Moreira. A trajetória e o desempenho do egresso do curso de Comunicação Social. In: XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação. Cam-po Grande, 2001. Anais do XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação. Campo Gran-de: Intercom, set. 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 1, de 27 de setembro de 2013. Institui as Diretrizes Curricu-lares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo, bacharelado, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 01 out. 2013.
CAJAZEIRA, Paulo Eduardo Silva Lins. O perfil do egresso dos cursos de Jornalismo
do Reuni no Ceará. In: INTERIN, v. 24, n. 2, p. 71-86, jul./dez. 2019.
COSTA, Leonardo Figueiredo et al. Formação em Produção Cultural na Universi-dade Federal da Bahia: uma análise dos alunos egressos. In: COSTA, Leonardo Fi-gueiredo; MELLO, Ugo Barbosa de (org.). Formação em organização da cultura no Bra-sil: experiências e reflexões. Salvador: Edufba, p. 79-103, 2016.
DE BONI, Raquel Brandini. Websurveys nos tempos de COVID-19. In: Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 7, p. 1-4, jun. 2020.
MARTINS, Patrícia; GUIMARÃES, Marluce. Todo jornal tem e sempre teve função políti-ca. In: MATTOS, Sérgio (org.). Memória da imprensa contemporânea da Bahia. Sal-vador: IGHB, 2008, p. 15-35.
MICK, Jacques; LIMA, Samuel. Perfil do jornalista brasileiro: Características demo-gráficas, políticas e do trabalho jornalístico em 2012. Florianópolis: Insular, 2013.
NAKAGAWA, Fabio Sadao; BARBOSA, Suzana Oliveira; SOUZA FILHO, Washington José de. O ensino de jornalismo e a convergência: integração das redações como proposta pedagógica. In: PINHEIRO, Elton Bruno; VARÃO, Rafiza; BARCELLOS, Zanei (org.). Prá-ticas e tensionamentos contemporâneos no ensino de Jornalismo. Brasília: Uni-versidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2018, p.129-138.
PAIXÃO, Roberto Brazileiro; HASTENREITER FILHO, Horacio Nelson. Autoavaliação de impactos: o que no dizem os egressos de um mestrado profissional em administração? In: Administração: Ensino e Pesquisa. Rio de Janeiro, v. 15, n. 4, p. 831-859, 2014.
PICCOLO, Fernanda Delvalhas. A Formação Profissional dos Alunos do CST em Produ-ção Cultural do IFRJ: Relato de uma Pesquisa. In: III Seminário Internacional de Políticas Culturais. Rio de Janeiro, 2012. Anais... Rio de Janeiro, Fundação Casa de Rui Barbosa, 2012.
SAMPAIO, Sonia Maria Rocha; COELHO, Maria Tereza Ávila Dantas. Perfil e trajetórias acadêmicas de ingressos e egressos dos bacharelados interdisciplinares da Uni-versidade Federal da Bahia. Salvador: Edufba, 2019.
SILVEIRA, O. M. C.; CARVALHO, L. T. de. Estratégias metodológicas para pesquisas com egressos. In: LORDELO, J. A. C.; DAZZANI, M. V. M. Estudos com estudantes egres-sos: concepções e possibilidades na avaliação de programas. Salvador: Edufba, 2012, p.45-75.
SOARES, Michelle Júnia. Egressos do Jornalismo/UFU no mercado de trabalho: mapeamento sobre o perfil e inserção profissional dos jornalistas formados pela Uni-versidade Federal de Uberlândia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Co-municação Social/Habilitação em Jornalismo) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
UFBA. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Faculdade de Comunicação. Colegiado do Curso de Comunicação. Alteração curricular curso de comunicação habilitações de jornalismo e produção em comunicação e cultura. Salvador, BA, 1999. (Não paginado)
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Leonardo Costa, Breno Fernandes, Marcelo Azevedo, Maria Eduarda Gomes, Rute Souza Cruz
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).