Lendo manuais de jornalismo dos anos 1960-1970
representações da profissão e identidade profissional
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v11i28.442Palavras-chave:
Comunicação, Jornalismo, Profissão, Manuais popularesResumo
Este artigo descreve a construção da imagem e das características dos jornais e dos jornalistas conforme apresentadas em três manuais de jornalismo, publicados pelas Edições de Ouro, em edições populares, entre 1964 e 1979. De caráter didático e normativo, dirigido a um público leigo, os livros trazem indícios para a compreensão de como a profissão era vista naquele momento. A análise indica que (1) o jornalismo é mostrado como “missão”, não como profissão; (2) jornalistas são pessoas de “respeito” e “prestígio”, com bons salários e (3) aprende-se “na prática”, em uma crítica aos cursos universitários. Esses pontos são discutidos a partir das dinâmicas do campo do jornalismo e da pesquisa em comunicação.
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