Análise de sistemas visuais

media literacy em análise e debate

Autores

  • Bárbara Emanuel Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v11i29.441

Palavras-chave:

Media literacy, Ensino de jornalismo, Educação para mídias, Educação online, Comunicação visual

Resumo

A disciplina Análise de Sistemas Visuais, oferecida a cursos de graduação do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, trabalhou questões de media literacy a partir de atividades de curadoria, análise e debate entre os alunos. Este relato descreve a organização em módulos temáticos, as abordagens de conteúdo e as atividades realizadas durante a disciplina. Ministrada em 2020, durante a pandemia de covid-19, a disciplina teve, em sua metodologia, princípios de Educação Online, privilegiando conteúdo e interações assíncronas, de modo a ser não só acessível, como também interessante para os discentes.

Biografia do Autor

Bárbara Emanuel, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ). Master of Arts in Integrated Design pela Hochschule Anhalt (Dessau, Alemanha). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal.

Referências

ARISTÓTELES. Retórica. Tradução de Manuel Alexandre Júnior; Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. São Paulo: Martins Fontes, 2012 [n. d.].

AUFDERHEIDE, Patricia. Media Literacy. A Report of the National Leadership Conference on Media Literacy. Aspen Institute, Communications and Society Program. Washington D.C., p. 44. 1993.

BONSIEPE, Gui. Retórica Visual/Verbal. In: BIERUT, Michael, et al. Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Martins Fontes, 2010 [1965], p. 177-183.

CENTER FOR MEDIA LITERACY. Questions, 2009. Disponível em: http://www.medialit.org/questionstips-qtips. Acesso em: 16 abr. 2021.

EMANUEL, Bárbara. Rhetoric in Graphic Design. 182 f. Dissertação (Master of Arts in Integrated Design) – Hochschule Anhalt, Dessau, 2010.

FERRARI, Ana Claudia; MACHADO, Daniela; OCHS, Mariana. Guia da Educação Midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2020.

FRANK, Russell. Altered Photos Break Public's Trust in Media. Los Angeles Times, 07 abr. 2003. Disponível em: https://www.latimes.com/archives/la-xpm-2003-apr-07-oe-russ7-story.html. Acesso em: 18 abr. 2021.

GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto: Sistema de Leitura Visual da Forma. São Paulo: Escrituras, 2008.

HADHAZY, Adam. Is That Iranian Missile Photo a Fake? Scientific American, 10 julho 2008. Disponível em: https://www.scientificamerican.com/article/is-that-iranian-missile/. Acesso em: 18 abr. 2021.

LALANCETTE, Mireille; RAYNAULD, Vincent. The Power of Political Image: Justin Trudeau, Instagram, and Celebrity Politics. American Behavioral Scientist, v. 63, n. 3, p. 1-37, nov. 2017.

MONMONIER, Mark. How to Lie with Maps. Chicago: The University of Chicago Press, 1996.

NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! SBC Horizontes, 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/principios-educacao-online. Acesso em: 17 nov. 2020.

ROGOW, Faith; SCHEIBE, Cindy. Key questions to ask when analyzing media messages, 2007. Disponível em: https://namle.net/wp-content/uploads/2020/09/NAMLE-Key-Qs.pdf. Acesso em: 13 abr. 2021.

SANTAELLA, Lucia. Leitura de Imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

SANTOS, Edmeia. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicologia. Braga: Universidade do Minho, 2009, p. 5658-5671.

SCHEIBE, Cindy; ROGOW, Faith. The Teacher's Guide to Media Literacy: Critical Thinking in a Multimedia World. Thousand Oaks: Corwin, 2012.

SCHILL, Dan. The Visual Image and the Political Image: A Review of Visual Communication Research in the Field of Political Communication. Review of Communication, v. 12, n. 2, p. 118-142, abr. 2012.

STRUNCK, Gilberto. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2007.

THOMAN, Elizabeth; JOLLS, Tessa. Literacia para o século XXI. Malibu: CML, 2011.

VAN DEN BROEK, Jos; KOETSENRUIJTER, Willem; DE JONG, Jaap; SMIT, Laetitia. Visual Language: Perspectives for both Makers and Users. The Hague (Haia), Holanda: Eleven, 2012.

WHEELER, Alina. Designing Brand Identity. Hoboken, EUA: John Wiley & Sons, 2009.

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Emanuel, B. (2021). Análise de sistemas visuais: media literacy em análise e debate. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 11(29), 122-136. https://doi.org/10.46952/rebej.v11i29.441

Edição

Seção

Relato de Experiência