Análise de sistemas visuais

media literacy em análise e debate

Autores

  • Bárbara Emanuel UFF

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v11i29.441

Palavras-chave:

Media literacy, Ensino de jornalismo, Educação para mídias, Educação online, Comunicação visual

Resumo

A disciplina Análise de Sistemas Visuais, oferecida a cursos de graduação do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, trabalhou questões de media literacy a partir de atividades de curadoria, análise e debate entre os alunos. Este relato descreve a organização em módulos temáticos, as abordagens de conteúdo e as atividades realizadas durante a disciplina. Ministrada em 2020, durante a pandemia de covid-19, a disciplina teve, em sua metodologia, princípios de Educação Online, privilegiando conteúdo e interações assíncronas, de modo a ser não só acessível, como também interessante para os discentes.

Biografia do Autor

Bárbara Emanuel, UFF

Doutora em Design e professora de Comunicação Social da UFF.

Referências

ARISTÓTELES. Retórica. Tradução de Manuel Alexandre Júnior; Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. São Paulo: Martins Fontes, 2012 [n. d.].

AUFDERHEIDE, Patricia. Media Literacy. A Report of the National Leadership Conference on Media Literacy. Aspen Institute, Communications and Society Program. Washington D.C., p. 44. 1993.

BONSIEPE, Gui. Retórica Visual/Verbal. In: BIERUT, Michael, et al. Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Martins Fontes, 2010 [1965], p. 177-183.

CENTER FOR MEDIA LITERACY. Questions, 2009. Disponível em: http://www.medialit.org/questionstips-qtips. Acesso em: 16 abr. 2021.

EMANUEL, Bárbara. Rhetoric in Graphic Design. 182 f. Dissertação (Master of Arts in Integrated Design) – Hochschule Anhalt, Dessau, 2010.

FERRARI, Ana Claudia; MACHADO, Daniela; OCHS, Mariana. Guia da Educação Midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2020.

FRANK, Russell. Altered Photos Break Public's Trust in Media. Los Angeles Times, 07 abr. 2003. Disponível em: https://www.latimes.com/archives/la-xpm-2003-apr-07-oe-russ7-story.html. Acesso em: 18 abr. 2021.

GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto: Sistema de Leitura Visual da Forma. São Paulo: Escrituras, 2008.

HADHAZY, Adam. Is That Iranian Missile Photo a Fake? Scientific American, 10 julho 2008. Disponível em: https://www.scientificamerican.com/article/is-that-iranian-missile/. Acesso em: 18 abr. 2021.

LALANCETTE, Mireille; RAYNAULD, Vincent. The Power of Political Image: Justin Trudeau, Instagram, and Celebrity Politics. American Behavioral Scientist, v. 63, n. 3, p. 1-37, nov. 2017.

MONMONIER, Mark. How to Lie with Maps. Chicago: The University of Chicago Press, 1996.

NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! SBC Horizontes, 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/principios-educacao-online. Acesso em: 17 nov. 2020.

ROGOW, Faith; SCHEIBE, Cindy. Key questions to ask when analyzing media messages, 2007. Disponível em: https://namle.net/wp-content/uploads/2020/09/NAMLE-Key-Qs.pdf. Acesso em: 13 abr. 2021.

SANTAELLA, Lucia. Leitura de Imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

SANTOS, Edmeia. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicologia. Braga: Universidade do Minho, 2009, p. 5658-5671.

SCHEIBE, Cindy; ROGOW, Faith. The Teacher's Guide to Media Literacy: Critical Thinking in a Multimedia World. Thousand Oaks: Corwin, 2012.

SCHILL, Dan. The Visual Image and the Political Image: A Review of Visual Communication Research in the Field of Political Communication. Review of Communication, v. 12, n. 2, p. 118-142, abr. 2012.

STRUNCK, Gilberto. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2007.

THOMAN, Elizabeth; JOLLS, Tessa. Literacia para o século XXI. Malibu: CML, 2011.

VAN DEN BROEK, Jos; KOETSENRUIJTER, Willem; DE JONG, Jaap; SMIT, Laetitia. Visual Language: Perspectives for both Makers and Users. The Hague (Haia), Holanda: Eleven, 2012.

WHEELER, Alina. Designing Brand Identity. Hoboken, EUA: John Wiley & Sons, 2009.

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Emanuel, B. (2021). Análise de sistemas visuais: media literacy em análise e debate. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 11(29), 122-136. https://doi.org/10.46952/rebej.v11i29.441

Edição

Seção

Relato de Experiência