Analyse des systèmes visuels
éducation aux médias en analyse et débat
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.46952/rebej.v11i29.441Mots-clés:
Éducation aux médias, Enseignement du journalisme, Éducation en ligne, Communication visuelle, Media literacyRésumé
A disciplina Análise de Sistemas Visuais, oferecida a cursos de graduação do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, trabalhou questões de media literacy a partir de atividades de curadoria, análise e debate entre os alunos. Este relato descreve a organização em módulos temáticos, as abordagens de conteúdo e as atividades realizadas durante a disciplina. Ministrada em 2020, durante a pandemia de covid-19, a disciplina teve, em sua metodologia, princípios de Educação Online, privilegiando conteúdo e interações assíncronas, de modo a ser não só acessível, como também interessante para os discentes.
Références
ARISTÓTELES. Retórica. Tradução de Manuel Alexandre Júnior; Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. São Paulo: Martins Fontes, 2012 [n. d.].
AUFDERHEIDE, Patricia. Media Literacy. A Report of the National Leadership Conference on Media Literacy. Aspen Institute, Communications and Society Program. Washington D.C., p. 44. 1993.
BONSIEPE, Gui. Retórica Visual/Verbal. In: BIERUT, Michael, et al. Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Martins Fontes, 2010 [1965], p. 177-183.
CENTER FOR MEDIA LITERACY. Questions, 2009. Disponível em: http://www.medialit.org/questionstips-qtips. Acesso em: 16 abr. 2021.
EMANUEL, Bárbara. Rhetoric in Graphic Design. 182 f. Dissertação (Master of Arts in Integrated Design) – Hochschule Anhalt, Dessau, 2010.
FERRARI, Ana Claudia; MACHADO, Daniela; OCHS, Mariana. Guia da Educação Midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2020.
FRANK, Russell. Altered Photos Break Public's Trust in Media. Los Angeles Times, 07 abr. 2003. Disponível em: https://www.latimes.com/archives/la-xpm-2003-apr-07-oe-russ7-story.html. Acesso em: 18 abr. 2021.
GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto: Sistema de Leitura Visual da Forma. São Paulo: Escrituras, 2008.
HADHAZY, Adam. Is That Iranian Missile Photo a Fake? Scientific American, 10 julho 2008. Disponível em: https://www.scientificamerican.com/article/is-that-iranian-missile/. Acesso em: 18 abr. 2021.
LALANCETTE, Mireille; RAYNAULD, Vincent. The Power of Political Image: Justin Trudeau, Instagram, and Celebrity Politics. American Behavioral Scientist, v. 63, n. 3, p. 1-37, nov. 2017.
MONMONIER, Mark. How to Lie with Maps. Chicago: The University of Chicago Press, 1996.
NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.
PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! SBC Horizontes, 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/principios-educacao-online. Acesso em: 17 nov. 2020.
ROGOW, Faith; SCHEIBE, Cindy. Key questions to ask when analyzing media messages, 2007. Disponível em: https://namle.net/wp-content/uploads/2020/09/NAMLE-Key-Qs.pdf. Acesso em: 13 abr. 2021.
SANTAELLA, Lucia. Leitura de Imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
SANTOS, Edmeia. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicologia. Braga: Universidade do Minho, 2009, p. 5658-5671.
SCHEIBE, Cindy; ROGOW, Faith. The Teacher's Guide to Media Literacy: Critical Thinking in a Multimedia World. Thousand Oaks: Corwin, 2012.
SCHILL, Dan. The Visual Image and the Political Image: A Review of Visual Communication Research in the Field of Political Communication. Review of Communication, v. 12, n. 2, p. 118-142, abr. 2012.
STRUNCK, Gilberto. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2007.
THOMAN, Elizabeth; JOLLS, Tessa. Literacia para o século XXI. Malibu: CML, 2011.
VAN DEN BROEK, Jos; KOETSENRUIJTER, Willem; DE JONG, Jaap; SMIT, Laetitia. Visual Language: Perspectives for both Makers and Users. The Hague (Haia), Holanda: Eleven, 2012.
WHEELER, Alina. Designing Brand Identity. Hoboken, EUA: John Wiley & Sons, 2009.
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Copyright (c) 2021 Bárbara Emanuel
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).