A produção ciberjornalística colaborativa e internacional como experiência de ensino em universidades iberoamericanas
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v11i28.446Palavras-chave:
Ensino. Ciberjornalismo. Inovação. Aprendizado cooperativo. Internacionalização.Resumo
Este trabalho analisa as possibilidades de inovação no ensino do ciberjornalismo a partir de dois projetos cooperativos internacionais que envolvem uma convergência de programas e metodologias. Este artigo examina como em sua fase mais avançada os alunos brasileiros, portugueses e bascos foram organizados em grupos de trabalho para cooperar e desenvolver conjuntamente, em inglês, coberturas jornalísticas multimídia e em profundidade, algumas delas, inclusive, com uma perspectiva transmídia. Os resultados permitem avaliar as vantagens e dificuldades dos processos de ensino-aprendizagem do tipo cooperativo e virtual que buscam fomentar a internacionalização de estudantes de comunicação e jornalismo na Iberoamérica.
Referências
BEELEN, Jos; JONES, Elspeth. Redefining Internationalisation at Home. In: CURAJ, Adrian et al. (eds.). The European Higher Education Area. Cham: Springer, 2015, 59-72.
BHUIYAN, Serajul I. Teaching media convergence and its challenges. Asia Pacific Media Educator, v 20, n.11, p. 115-122. 2010. <https://ro.uow.edu.au/apme/vol1/iss20/11> Acesso em: 14 jun. 2021.
Bor, Stephanie E. Teaching social media journalism: Challenges and opportunities for fu-ture curriculum design. Journalism & Mass Communication Educator, vol. 69, n.3, p. 243–255, 2014.
CARVALHO, Kellyanne; LEMOS DE SOUZA, Guido; MOURA, Sandra; BRITO, Fernando. Collaborative Learning in Digital Journalism. Brazilian Journalism Research, v. 10,n. 1, p. 238-259, 2014. <https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/633/553> Acesso em: 14 jun. 2021.
CROWTHER, Paul; JORIS, Michael; OTTEN, Matthias; NILSSON, Bengt; TEEKENS, Hanneke; Wächter, Bernard. Internationalisation at Home: a position paper. Amsterdam: EAIE, 2003.
FEITO, Rafael. La internacionalización de la docencia en educación superior. Tesis doctoral Universidad Complutense, Madrid, 2018. <https://eprints.ucm.es/id/eprint/48347/1/T40331.pdf> Acesso em: 14 jun. 2021.
FERNANDES, Juliana; LARRONDO URETA, Ainara. Estratégias de formação dos ciberjornalistas no contexto das redações convergentes e 2.0: a simulação de ambientes profissionais através de ID126 (Brasil) e RedaCCiber (Espanha). Opción: Revista de Ciencias Humanas y Sociales, 80, p. 36-65, 2016.
FERRÉS, Joan. La educación como industria del deseo: Un nuevo estilo educativo. Barcelona: Gedisa, 2008.
FLORES VIVAR, Jesús Miguel. ¿Que enseñar y cómo enseñar? Perspectivas en la evolución de las facultades de comunicación para la enseñanza del ciberperiodismo. Comunicação e Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 38, n. 3, p. 5-33, 2016.
IRIGARAY, Fernando; GOSCIOLA, Vicente; PIÑEIRO-OTERO, Teresa (Orgs.). Dimensões Transmídia. Aveiro: RIA Editorial, 2019.
ISHIKURA, Yukiko. Realizing Internationalisation at Home through English-Medium Courses at a Japanese University: Strategies to Maximize Student Learning. Higher Learning Research Communications v. 5, n. 1, p. 11-28, 2015.
JANSSEN, Daniela; TUMMEL, Christian; RICHERT, Anja; ISENHARDT, Ingrid (2016). Virtual environments in higher education – immersion as a key construct for learning 4.0. International Journal of Advanced Corporate Learning, v. 9, n. 2, p. 1-7, 2016.
LARRONDO, Ainara; PEÑA, Simón. Keeping pace with journalism training in the age of social media and convergence: How worthwhile is it to teach online skills?. Journalism, v. 19, n. 6, p. 877-891, 2018.
LARRONDO, Ainara; FERNANDES TEIXEIRA, Juliana. O ensino universitário do ciberjornalismo no Brasil e na Espanha: respostas formativas e desafios futuros no contexto convergente e social. OBS Journal, v. 13, n. 4, p. 89-106, 2019. <http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1402>. Acesso em: 14 jun. 2021.
MENSING, Donica. Rethinking [again] the future Of journalism education. Journalism Studies, v. 11, n. 4, p. 511-523, 2010.
NEGRINI, Michelle; ROOS, Roberta. Desafios no ensino de telejornalismo em tempos de Covid-19: ressignificações e novas experiências. REBEJ, v. 10, n. 27, p. 164-173, 2021.
PALACIOS, Marcos; DÍAZ NOCI, Javier (eds.). Ciberperiodismo: Métodos de investigación. Una aproximación multidisciplinaria. Leioa: Servicio Editorial de la Universidad del País Vasco, 2009.
PEÑA FERNÁNDEZ, Simón; Larrondo Ureta, Ainara; Agirreazkuenaga Onaindia, Irati. Reportajes multimedia: una experiencia de aprendizaje cooperativo internacional. Trípodos, 2017. <http://cicr.blanquerna.edu/wp-content/uploads/2017/10/CICR2017.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2021.
RUIZ, María Jesús. La utilización didáctica de recursos audiovisuales en el escenario de la convergencia mediática. In: SIERRA, Javier; SOTELO, Joaquín (coord.). Métodos de innovación docente aplicados a los estudios de Ciencias de la Comunicación. Madrid: Fragua, p. 36-43, 2010.
SALAVERRÍA, Ramón. Online journalism meets the university: ideas for teaching and research. Brazilian Journalism Research, 7, 2, p. 137-152, 2011.
TARCIA, Lorena; MARINHO, Simão Pedro. Challenges and New Ways of Teaching Journalism in Times of Media Convergence. Brazilian Journalism Research v. 4,n. 2, p. 25-53, 2008.
TEJEDOR, Santiago. La enseñanza del ciberperiodismo en las Facultades de España. Bellaterra: Universidad Autónoma de Barcelona (UAB), 2006.
TEJEDOR, Santiago; CERVI, Laura; TUSA, Fernanda; PAROLA, Alberto (2020). Education in times of pandemic: reflections of students and teachers on virtual university education in Spain, Italy, and Ecuador. Revista Latina de Comunicación Social, 78, p. 1-21, 2020.
VARIOS AUTORES. Monográfico sobre la enseñanza del ciberperiodismo. Anàlisi, n. 36. 2008. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/196723>. Acesso em: 14 jun. 2021.
WÄCHTER, Bernd (ed.). The virtual challenge to international cooperation in higher education: A Project of the Academic Cooperation Association. Bonn: Lemmens Verlags & Mediengesellschaft, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ainara Larrondo Ureta, Juliana Fernandes Teixeira, Gerson Luiz Martins, Simón Peña Fernández, João Canavilhas, Fernando Zamith

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).