A produção ciberjornalística colaborativa e internacional como experiência de ensino em universidades iberoamericanas

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v11i28.446

Palavras-chave:

Ensino. Ciberjornalismo. Inovação. Aprendizado cooperativo. Internacionalização.

Resumo

Este trabalho analisa as possibilidades de inovação no ensino do ciberjornalismo a partir de dois projetos cooperativos internacionais que envolvem uma convergência de programas e metodologias. Este artigo examina como em sua fase mais avançada os alunos brasileiros, portugueses e bascos foram organizados em grupos de trabalho para cooperar e desenvolver conjuntamente, em inglês, coberturas jornalísticas multimídia e em profundidade, algumas delas, inclusive, com uma perspectiva transmídia. Os resultados permitem avaliar as vantagens e dificuldades dos processos de ensino-aprendizagem do tipo cooperativo e virtual que buscam fomentar a internacionalização de estudantes de comunicação e jornalismo na Iberoamérica.

Referências

BEELEN, Jos; JONES, Elspeth. Redefining Internationalisation at Home. In: CURAJ, Adrian et al. (eds.). The European Higher Education Area. Cham: Springer, 2015, 59-72.

BHUIYAN, Serajul I. Teaching media convergence and its challenges. Asia Pacific Media Educator, v 20, n.11, p. 115-122. 2010. <https://ro.uow.edu.au/apme/vol1/iss20/11> Acesso em: 14 jun. 2021.

Bor, Stephanie E. Teaching social media journalism: Challenges and opportunities for fu-ture curriculum design. Journalism & Mass Communication Educator, vol. 69, n.3, p. 243–255, 2014.

CARVALHO, Kellyanne; LEMOS DE SOUZA, Guido; MOURA, Sandra; BRITO, Fernando. Collaborative Learning in Digital Journalism. Brazilian Journalism Research, v. 10,n. 1, p. 238-259, 2014. <https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/633/553> Acesso em: 14 jun. 2021.

CROWTHER, Paul; JORIS, Michael; OTTEN, Matthias; NILSSON, Bengt; TEEKENS, Hanneke; Wächter, Bernard. Internationalisation at Home: a position paper. Amsterdam: EAIE, 2003.

FEITO, Rafael. La internacionalización de la docencia en educación superior. Tesis doctoral Universidad Complutense, Madrid, 2018. <https://eprints.ucm.es/id/eprint/48347/1/T40331.pdf> Acesso em: 14 jun. 2021.

FERNANDES, Juliana; LARRONDO URETA, Ainara. Estratégias de formação dos ciberjornalistas no contexto das redações convergentes e 2.0: a simulação de ambientes profissionais através de ID126 (Brasil) e RedaCCiber (Espanha). Opción: Revista de Ciencias Humanas y Sociales, 80, p. 36-65, 2016.

FERRÉS, Joan. La educación como industria del deseo: Un nuevo estilo educativo. Barcelona: Gedisa, 2008.

FLORES VIVAR, Jesús Miguel. ¿Que enseñar y cómo enseñar? Perspectivas en la evolución de las facultades de comunicación para la enseñanza del ciberperiodismo. Comunicação e Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 38, n. 3, p. 5-33, 2016.

IRIGARAY, Fernando; GOSCIOLA, Vicente; PIÑEIRO-OTERO, Teresa (Orgs.). Dimensões Transmídia. Aveiro: RIA Editorial, 2019.

ISHIKURA, Yukiko. Realizing Internationalisation at Home through English-Medium Courses at a Japanese University: Strategies to Maximize Student Learning. Higher Learning Research Communications v. 5, n. 1, p. 11-28, 2015.

JANSSEN, Daniela; TUMMEL, Christian; RICHERT, Anja; ISENHARDT, Ingrid (2016). Virtual environments in higher education – immersion as a key construct for learning 4.0. International Journal of Advanced Corporate Learning, v. 9, n. 2, p. 1-7, 2016.

LARRONDO, Ainara; PEÑA, Simón. Keeping pace with journalism training in the age of social media and convergence: How worthwhile is it to teach online skills?. Journalism, v. 19, n. 6, p. 877-891, 2018.

LARRONDO, Ainara; FERNANDES TEIXEIRA, Juliana. O ensino universitário do ciberjornalismo no Brasil e na Espanha: respostas formativas e desafios futuros no contexto convergente e social. OBS Journal, v. 13, n. 4, p. 89-106, 2019. <http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1402>. Acesso em: 14 jun. 2021.

MENSING, Donica. Rethinking [again] the future Of journalism education. Journalism Studies, v. 11, n. 4, p. 511-523, 2010.

NEGRINI, Michelle; ROOS, Roberta. Desafios no ensino de telejornalismo em tempos de Covid-19: ressignificações e novas experiências. REBEJ, v. 10, n. 27, p. 164-173, 2021.

PALACIOS, Marcos; DÍAZ NOCI, Javier (eds.). Ciberperiodismo: Métodos de investigación. Una aproximación multidisciplinaria. Leioa: Servicio Editorial de la Universidad del País Vasco, 2009.

PEÑA FERNÁNDEZ, Simón; Larrondo Ureta, Ainara; Agirreazkuenaga Onaindia, Irati. Reportajes multimedia: una experiencia de aprendizaje cooperativo internacional. Trípodos, 2017. <http://cicr.blanquerna.edu/wp-content/uploads/2017/10/CICR2017.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2021.

RUIZ, María Jesús. La utilización didáctica de recursos audiovisuales en el escenario de la convergencia mediática. In: SIERRA, Javier; SOTELO, Joaquín (coord.). Métodos de innovación docente aplicados a los estudios de Ciencias de la Comunicación. Madrid: Fragua, p. 36-43, 2010.

SALAVERRÍA, Ramón. Online journalism meets the university: ideas for teaching and research. Brazilian Journalism Research, 7, 2, p. 137-152, 2011.

TARCIA, Lorena; MARINHO, Simão Pedro. Challenges and New Ways of Teaching Journalism in Times of Media Convergence. Brazilian Journalism Research v. 4,n. 2, p. 25-53, 2008.

TEJEDOR, Santiago. La enseñanza del ciberperiodismo en las Facultades de España. Bellaterra: Universidad Autónoma de Barcelona (UAB), 2006.

TEJEDOR, Santiago; CERVI, Laura; TUSA, Fernanda; PAROLA, Alberto (2020). Education in times of pandemic: reflections of students and teachers on virtual university education in Spain, Italy, and Ecuador. Revista Latina de Comunicación Social, 78, p. 1-21, 2020.

VARIOS AUTORES. Monográfico sobre la enseñanza del ciberperiodismo. Anàlisi, n. 36. 2008. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/196723>. Acesso em: 14 jun. 2021.

WÄCHTER, Bernd (ed.). The virtual challenge to international cooperation in higher education: A Project of the Academic Cooperation Association. Bonn: Lemmens Verlags & Mediengesellschaft, 2002.

Publicado

2021-06-19

Como Citar

A produção ciberjornalística colaborativa e internacional como experiência de ensino em universidades iberoamericanas. (2021). Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 11(28), 3-21. https://doi.org/10.46952/rebej.v11i28.446

Edição

Seção

Artigos