A produção ciberjornalística colaborativa e internacional como experiência de ensino em universidades iberoamericanas
DOI :
https://doi.org/10.46952/rebej.v11i28.446Mots-clés :
Ensino. Ciberjornalismo. Inovação. Aprendizado cooperativo. Internacionalização.Résumé
Este trabalho analisa as possibilidades de inovação no ensino do ciberjornalismo a partir de dois projetos cooperativos internacionais que envolvem uma convergência de programas e metodologias. Este artigo examina como em sua fase mais avançada os alunos brasileiros, portugueses e bascos foram organizados em grupos de trabalho para cooperar e desenvolver conjuntamente, em inglês, coberturas jornalísticas multimídia e em profundidade, algumas delas, inclusive, com uma perspectiva transmídia. Os resultados permitem avaliar as vantagens e dificuldades dos processos de ensino-aprendizagem do tipo cooperativo e virtual que buscam fomentar a internacionalização de estudantes de comunicação e jornalismo na Iberoamérica.
Références
BEELEN, Jos; JONES, Elspeth. Redefining Internationalisation at Home. In: CURAJ, Adrian et al. (eds.). The European Higher Education Area. Cham: Springer, 2015, 59-72.
BHUIYAN, Serajul I. Teaching media convergence and its challenges. Asia Pacific Media Educator, v 20, n.11, p. 115-122. 2010. <https://ro.uow.edu.au/apme/vol1/iss20/11> Acesso em: 14 jun. 2021.
Bor, Stephanie E. Teaching social media journalism: Challenges and opportunities for fu-ture curriculum design. Journalism & Mass Communication Educator, vol. 69, n.3, p. 243–255, 2014.
CARVALHO, Kellyanne; LEMOS DE SOUZA, Guido; MOURA, Sandra; BRITO, Fernando. Collaborative Learning in Digital Journalism. Brazilian Journalism Research, v. 10,n. 1, p. 238-259, 2014. <https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/633/553> Acesso em: 14 jun. 2021.
CROWTHER, Paul; JORIS, Michael; OTTEN, Matthias; NILSSON, Bengt; TEEKENS, Hanneke; Wächter, Bernard. Internationalisation at Home: a position paper. Amsterdam: EAIE, 2003.
FEITO, Rafael. La internacionalización de la docencia en educación superior. Tesis doctoral Universidad Complutense, Madrid, 2018. <https://eprints.ucm.es/id/eprint/48347/1/T40331.pdf> Acesso em: 14 jun. 2021.
FERNANDES, Juliana; LARRONDO URETA, Ainara. Estratégias de formação dos ciberjornalistas no contexto das redações convergentes e 2.0: a simulação de ambientes profissionais através de ID126 (Brasil) e RedaCCiber (Espanha). Opción: Revista de Ciencias Humanas y Sociales, 80, p. 36-65, 2016.
FERRÉS, Joan. La educación como industria del deseo: Un nuevo estilo educativo. Barcelona: Gedisa, 2008.
FLORES VIVAR, Jesús Miguel. ¿Que enseñar y cómo enseñar? Perspectivas en la evolución de las facultades de comunicación para la enseñanza del ciberperiodismo. Comunicação e Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 38, n. 3, p. 5-33, 2016.
IRIGARAY, Fernando; GOSCIOLA, Vicente; PIÑEIRO-OTERO, Teresa (Orgs.). Dimensões Transmídia. Aveiro: RIA Editorial, 2019.
ISHIKURA, Yukiko. Realizing Internationalisation at Home through English-Medium Courses at a Japanese University: Strategies to Maximize Student Learning. Higher Learning Research Communications v. 5, n. 1, p. 11-28, 2015.
JANSSEN, Daniela; TUMMEL, Christian; RICHERT, Anja; ISENHARDT, Ingrid (2016). Virtual environments in higher education – immersion as a key construct for learning 4.0. International Journal of Advanced Corporate Learning, v. 9, n. 2, p. 1-7, 2016.
LARRONDO, Ainara; PEÑA, Simón. Keeping pace with journalism training in the age of social media and convergence: How worthwhile is it to teach online skills?. Journalism, v. 19, n. 6, p. 877-891, 2018.
LARRONDO, Ainara; FERNANDES TEIXEIRA, Juliana. O ensino universitário do ciberjornalismo no Brasil e na Espanha: respostas formativas e desafios futuros no contexto convergente e social. OBS Journal, v. 13, n. 4, p. 89-106, 2019. <http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1402>. Acesso em: 14 jun. 2021.
MENSING, Donica. Rethinking [again] the future Of journalism education. Journalism Studies, v. 11, n. 4, p. 511-523, 2010.
NEGRINI, Michelle; ROOS, Roberta. Desafios no ensino de telejornalismo em tempos de Covid-19: ressignificações e novas experiências. REBEJ, v. 10, n. 27, p. 164-173, 2021.
PALACIOS, Marcos; DÍAZ NOCI, Javier (eds.). Ciberperiodismo: Métodos de investigación. Una aproximación multidisciplinaria. Leioa: Servicio Editorial de la Universidad del País Vasco, 2009.
PEÑA FERNÁNDEZ, Simón; Larrondo Ureta, Ainara; Agirreazkuenaga Onaindia, Irati. Reportajes multimedia: una experiencia de aprendizaje cooperativo internacional. Trípodos, 2017. <http://cicr.blanquerna.edu/wp-content/uploads/2017/10/CICR2017.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2021.
RUIZ, María Jesús. La utilización didáctica de recursos audiovisuales en el escenario de la convergencia mediática. In: SIERRA, Javier; SOTELO, Joaquín (coord.). Métodos de innovación docente aplicados a los estudios de Ciencias de la Comunicación. Madrid: Fragua, p. 36-43, 2010.
SALAVERRÍA, Ramón. Online journalism meets the university: ideas for teaching and research. Brazilian Journalism Research, 7, 2, p. 137-152, 2011.
TARCIA, Lorena; MARINHO, Simão Pedro. Challenges and New Ways of Teaching Journalism in Times of Media Convergence. Brazilian Journalism Research v. 4,n. 2, p. 25-53, 2008.
TEJEDOR, Santiago. La enseñanza del ciberperiodismo en las Facultades de España. Bellaterra: Universidad Autónoma de Barcelona (UAB), 2006.
TEJEDOR, Santiago; CERVI, Laura; TUSA, Fernanda; PAROLA, Alberto (2020). Education in times of pandemic: reflections of students and teachers on virtual university education in Spain, Italy, and Ecuador. Revista Latina de Comunicación Social, 78, p. 1-21, 2020.
VARIOS AUTORES. Monográfico sobre la enseñanza del ciberperiodismo. Anàlisi, n. 36. 2008. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/196723>. Acesso em: 14 jun. 2021.
WÄCHTER, Bernd (ed.). The virtual challenge to international cooperation in higher education: A Project of the Academic Cooperation Association. Bonn: Lemmens Verlags & Mediengesellschaft, 2002.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Ainara Larrondo Ureta, Juliana Fernandes Teixeira, Gerson Luiz Martins, Simón Peña Fernández, João Canavilhas, Fernando Zamith 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).