Um olhar geracional sobre a produção jornalística multimídia
desafios de unificar práticas laboratoriais e promover engajamento multiplataforma
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v11i28.422Palavras-chave:
Características Geracionais. Perfil Profissional do Jornalista Brasileiro. Formação Jornalística. Práticas Laboratoriais. Nucom Jornalismo Niterói.Resumo
Muitas das rápidas transformações pelas quais o Jornalismo passa atualmente se relacionam com o domínio das tecnologias. O estudo das caraterísticas das gerações, para além das listas estanques, e do perfil do jornalista brasileiro, para além da frieza dos dados estatísticos, pode indicar pistas de como ajustar as metodologias de ensino para superar os desafios das Diretrizes Curriculares Nacionais e do engajamento dos discentes no planejamento, execução e veiculação de atividades laboratoriais que, na prática, os diferenciem dos simples internautas das redes sociais, blogueiros, youtubers e influenciadores digitais. Nesse artigo, observam-se os primeiros passos para unificação da produção laboratorial do Núcleo de Comunicação da Universidade Estácio de Sá - Niterói para veiculação multimídia e multiplataforma.
Referências
BRASIL. Portaria nº 203, de 12 de fevereiro de 2009. Relatório da Comissão de Especialis-tas instituída pelo Ministério da Educação - Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Jornalismo.
DOT, As gerações e suas formas de aprender - Conheça o perfil de cada geração e co-mo elas preferem se capacitar. Disponível em http://www.fatecsp.br/dti/pdf/geracao_z.pdf. Acesso em: 18 fev. 2020
ESTELLITA, Eduardo. A importância do estudo das gerações. Casa do Saber. 2016. Dis-ponível em <https://www.youtube.com/watch?v=slsXKseXASg>. Acesso em: 20 fev. 2020
FEIXA, Carles e LECCARDI, Carmem. O conceito de geração nas teorias sobre juventude. Revista Sociedade e Estado - Volume 25 Número 2 Maio/Agosto 2010. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/se/v25n2/03.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2020.
FACEBOOK Jornal Estaciente. Disponível em <https://www.facebook.com/jornalestacient/>. Acesso em: 20 fev.2020
FACEBOOK Rádio Estação Niterói. Disponível em<https://www.facebook.com/radioestacaoniteroioficial>. Acesso em: 20 fev.2020
FACEBOOK Tv Estácio Niterói. Disponível em <https://www.facebook.com/estacaonit/>. Acesso em: 20 fev.2020
FACEBOOK Nucom Jornalismo Niterói. Disponível em <https://www.facebook.com/Nujornit>. Acesso em: 30 nov. 2020
INSTAGRAM @Nucomjor. Disponível em <https://www.instagram.com/nucomjor/>. Aces-so em 10 nov.2020
MICK, Jacques.; LIMA, Samuel. Perfil do jornalista brasileiro: características demográficas, políticas e do trabalho jornalístico em 2012. Florianópolis: Insular, 2013.
NOVELLI, Valéria Aparecida et al. Mediação da Informação: Usuários Gerações Veteranos, Baby Boomers, X, Y e Z. in XVI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. 2010. Disponível em <https://docplayer.com.br/24876813-Mediacao-da-informacao-usuarios-geracoes-veteranos-baby-boomers-x-y-e-z.html>. Acesso em: 22 fev. 2020.
PINTO, Suzi Sama. Carta de navegação: abordagem multimétodos na construção de um instrumento para compreender o operar da modalidade a distância. Disponível em <http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/4818/Suzi%20Sam%C3%A1%20Pinto.pdf>. Acesso em: 30 de mai. 2021
YOUTUBE. TVEN. Disponível em <https://www.youtube.com/channel/UC85Bn5Jk55B4KdE5sN5FNEw>. Acesso em: 20 fev.2020
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Soraya Venegas Ferreira
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).