Um olhar geracional sobre a produção jornalística multimídia
desafios de unificar práticas laboratoriais e promover engajamento multiplataforma
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.46952/rebej.v11i28.422Mots-clés:
Características Geracionais. Perfil Profissional do Jornalista Brasileiro. Formação Jornalística. Práticas Laboratoriais. Nucom Jornalismo Niterói.Résumé
Muitas das rápidas transformações pelas quais o Jornalismo passa atualmente se relacionam com o domínio das tecnologias. O estudo das caraterísticas das gerações, para além das listas estanques, e do perfil do jornalista brasileiro, para além da frieza dos dados estatísticos, pode indicar pistas de como ajustar as metodologias de ensino para superar os desafios das Diretrizes Curriculares Nacionais e do engajamento dos discentes no planejamento, execução e veiculação de atividades laboratoriais que, na prática, os diferenciem dos simples internautas das redes sociais, blogueiros, youtubers e influenciadores digitais. Nesse artigo, observam-se os primeiros passos para unificação da produção laboratorial do Núcleo de Comunicação da Universidade Estácio de Sá - Niterói para veiculação multimídia e multiplataforma.
Références
BRASIL. Portaria nº 203, de 12 de fevereiro de 2009. Relatório da Comissão de Especialis-tas instituída pelo Ministério da Educação - Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Jornalismo.
DOT, As gerações e suas formas de aprender - Conheça o perfil de cada geração e co-mo elas preferem se capacitar. Disponível em http://www.fatecsp.br/dti/pdf/geracao_z.pdf. Acesso em: 18 fev. 2020
ESTELLITA, Eduardo. A importância do estudo das gerações. Casa do Saber. 2016. Dis-ponível em <https://www.youtube.com/watch?v=slsXKseXASg>. Acesso em: 20 fev. 2020
FEIXA, Carles e LECCARDI, Carmem. O conceito de geração nas teorias sobre juventude. Revista Sociedade e Estado - Volume 25 Número 2 Maio/Agosto 2010. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/se/v25n2/03.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2020.
FACEBOOK Jornal Estaciente. Disponível em <https://www.facebook.com/jornalestacient/>. Acesso em: 20 fev.2020
FACEBOOK Rádio Estação Niterói. Disponível em<https://www.facebook.com/radioestacaoniteroioficial>. Acesso em: 20 fev.2020
FACEBOOK Tv Estácio Niterói. Disponível em <https://www.facebook.com/estacaonit/>. Acesso em: 20 fev.2020
FACEBOOK Nucom Jornalismo Niterói. Disponível em <https://www.facebook.com/Nujornit>. Acesso em: 30 nov. 2020
INSTAGRAM @Nucomjor. Disponível em <https://www.instagram.com/nucomjor/>. Aces-so em 10 nov.2020
MICK, Jacques.; LIMA, Samuel. Perfil do jornalista brasileiro: características demográficas, políticas e do trabalho jornalístico em 2012. Florianópolis: Insular, 2013.
NOVELLI, Valéria Aparecida et al. Mediação da Informação: Usuários Gerações Veteranos, Baby Boomers, X, Y e Z. in XVI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. 2010. Disponível em <https://docplayer.com.br/24876813-Mediacao-da-informacao-usuarios-geracoes-veteranos-baby-boomers-x-y-e-z.html>. Acesso em: 22 fev. 2020.
PINTO, Suzi Sama. Carta de navegação: abordagem multimétodos na construção de um instrumento para compreender o operar da modalidade a distância. Disponível em <http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/4818/Suzi%20Sam%C3%A1%20Pinto.pdf>. Acesso em: 30 de mai. 2021
YOUTUBE. TVEN. Disponível em <https://www.youtube.com/channel/UC85Bn5Jk55B4KdE5sN5FNEw>. Acesso em: 20 fev.2020
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Copyright (c) 2021 Soraya Venegas Ferreira
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).