A retenção em cursos de jornalismo do Reuni no Brasil

um estudo de caso na UFCA

Authors

  • Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA

Keywords:

Retenção de estudantes, Egresso

Abstract

This article deals with the general questions that involve the retention of students in College Education. The corpus of our research is focused on the analysis of the formation of the courses of Journalism in Federal Institutions of Education created through the Reuni Program, like the Journalism course of the Federal University of Cariri, object of analysis of this study. The methodology develops qualitative and quantitative methods and techniques for the analysis of graduate education in macro regions of the interior of the country. The goals of this research was to describe the profile of the students retained in the undergraduate course in Journalism at UFCA. Statistical analyzes were performed to indicate the existence of an association between the student's situation at the end of the course and retention. From this set, we considered the levels of intensity to describe the profile of students retained in Reuni Journalism courses, even though we initially observed only one of the fifteen courses created by the Program.

Author Biography

Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA

PÓS-DOUTORADO EM CIENCIAS DA COMUNICAÇÃO - (UBI - PORTUGAL - 2013/2014)

PROFESSOR ASSOCIADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - BRASIL

DOUTOR EM COMUNICAÇÃO - PUC DE SÃO PAULO (2011)

MESTRE EM COMUNICAÇÃO - UTP/PR (2005)

ESPECIALISTA EM COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL - PUC DO PARANÁ (1998)

GRADUADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUC DO PARANÁ (1994). 

References

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL – ANDIFES. Site andifes.org.br. Disponível em: <http://www.andifes.org.br/>. Acesso em: 10 abr. 2018.

ANDIFES; ABRUEM; SESU; MEC. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas. 1996. Site andifes.org.br. Disponível em: <http://www.andifes.org.br/diplomacao-retencao-e-evasao-nos-cursos-de-graduacao-em-instituicoes-de-ensino-superior-publicas/>. Acesso em 10 jun. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 1, de 24 de setembro de 2013. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo, bacharelado, e dá outras providências. Site mec.gov.br. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14242-rces001-13&category_slug=setembro-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 23 jan. 2018.

BRASIL. Poder Executivo. Decreto n. 6.095, de 24 de abril de 2007. Site planalto.gov.br. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6095.htm>. Acesso em: 8 fev. 2018.

BRASIL. Poder Executivo. Decreto no 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Site planalto.gov.br. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm>. Acesso em: 8 fev. 2018.

BRASIL. Poder Executivo. Lei n. 9.276, de 9 de maio de 1996. Dispõe sobre o Plano Plurianual para o período de 1996/1999 e dá outras providências. Site planalto.gov.br. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9276.htm>. Acesso em: 12 jan. 2018.

CAMPELLO, A. de V. C.; LINS, L. N. Metodologia de análise e tratamento da evasão e
retenção em cursos de graduação de instituições federais de ensino superior. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2008, Rio de Janeiro. Anais
eletrônicos... Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/
enegep2008_TN_STO_078_545_11614.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2018.

CASTRO, M. H. G. Políticas públicas: Conceitos e conexões com a realidade brasileira. In: CORRÊA, A. C. C.; NORONHA, A. B. Avaliação da evasão e permanência prolongada em um curso de graduação em administração de uma universidade pública. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO FEA-USP, 7., 2004, São Paulo. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/Semead/7Semead/páginas/artigosrecebidos/Ensino/ENS10__Avaliacao_da_evasao_e_permanencia_prol.PDF>. Acesso em: 10 mar. 2018.

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS. Site fenaj.org.br. Disponível em: <http://www.fenaj.org.br/>. Acesso em: 12 out. 2017.

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ. Site ceara.gov.br. Disponível em: <http://www.ceara.gov.br/>. Acesso em: 10 nov. 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Divisão do Brasil em regiões funcionais urbanas. Rio de Janeiro: IBGE, 1972.
IBGE. Site ibge.gov.br. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 12 fev. 2018.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA. Configuração atual e tendências da rede urbana do Brasil. Brasília: IPEA/IBGE/UNICAMP/IE/NESUR, 2002. (Série Caracterização e Tendências da Rede Urbana do Brasil, v. 1). Convênio Ipea, IBGE, Unicamp/IE/Nesur.
IPEA. Site ipea.gov.br. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/>. Acesso em: 12 fev. 2018.

JOBERT, B.; MULLER, P. L'état en action. Paris: PUF, 1987. In: ARRETCHE, Marta. Dossiê agen-da de pesquisas em políticas públicas. Rev. Bras. Ci. Soc., São Paulo, v. 18, n. 51, p. 7-10, fev. 2003. Disponível em: <https://goo.gl/RJHCrD>. Acesso em: 29 jan. 2018.

MARSHALL, T. H. Citizenship and social class. In: MARSHALL, T. H.; BOTTOMORE, T. Citizenship and social class. Chicago: Pluto Classic (reimpr.), 1996, p. 3-51. Cidadania e Classe Social. Ed. atual trad. e rev. Por EaD/CEE/MCT. 2. ed. Brasília: Senado Federal, Centro de Estudos Estratégicos, Ministério da Ciência e Tecnologia, 2002.

MICK, J.; LIMA, S. Perfil do jornalista brasileiro: Características demográficas, políticas e do trabalho jornalístico em 2012. Florianópolis: Insular, 2013.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Site emec.mec.gov.br. Disponível em: <http://www.emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 12 fev. 2017.

MEC. Site mec.gov.br. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/>. Acesso em: 8 set. 2017.

_________. Site reuni.mec.gov.br. Disponível em: <http://www.reuni.mec.gov.br/>. Acesso em: 8 set. 2017.

_________. Site sisu.mec.gov.br. Disponível em: <http://www.sisu.mec.gov.br/>. Acesso em: 8 set. 2017.

NORONHA, A. B.; CARVALHO, B. M.; SANTOS, F. F. F. Estudo do perfil dos alunos evadidos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Campus Ribeirão Preto, e avaliação do tempo de titulação dos alunos atualmente matriculados. São Paulo: NU-PES/ USP, 2001. Disponível em: <ftp://cpq.fearp.usp.br:2300/textos_discussao/adm/wpa09.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2018.

PEREIRA, A. S. et al. Perfil dos alunos retidos dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Espírito Santo. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 14., 2013, Florianópolis, SC. Site repositório.ufsc.br. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/131700/2014138.pdf?sequence=1>. Acesso em: 08 mar. 2018.

Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais Brasileiras. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE). Brasília - 2011. Disponível em: <http://www.andifes.org.br/wp-con-tent/files_flutter/1377182836Relatorio_do_perfi_dos_estudantes_nas_universidades_federais.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2018.

SILVA FILHO, R. L. L. et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, set./dez. 2007.

SILVA FILHO, R. L. L.; HIPÓLITO, O. Financiamento e expansão do ensino superior. Dispo-nível em: <http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=62770>. Acesso em: 16 abr. 2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI. Site ufca.edu.br. Disponível em: <http://www.ufca.edu.br/>. Acesso em: 10 ago. 2017.

UFF (Niterói). Pesquisa inédita analisa causas da retenção de alunos da UFF. 2015. Disponível em: <http://www.uff.br/?q=noticias/29-06-2015/pesquisa-inedita-analisa-causas-daretencao-de-alunos-da-uff>. Acesso em: 30 nov. 2017.

Published

2019-12-24

How to Cite

Silva Lins Cajazeira, P. E. (2019). A retenção em cursos de jornalismo do Reuni no Brasil: um estudo de caso na UFCA. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 9(25), 44–56. Retrieved from https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/359

Issue

Section

Artigos