Ombudsman no Jornalismo Brasileiro
três décadas de crítica de mídia
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v11i28.451Palavras-chave:
Ombudsman, Jornalismo brasileiro, Crítica de mídiaResumo
O presente texto é uma resenha do livro Ombudsman no Jornalismo Brasileiro, organizado pelos jornalistas e professores Elaine Javorski e Sérgio Gadini. Publicado pela Editora Insular em 2018, a obra reúne o relato de jornalistas que desempenharam a função de ombudsman nos jornais brasileiros de acordo com as suas experiências, desafios e conquistas vivenciadas. A coletânea está organizada de forma cronológica e reúne 30 anos de história de crítica de mídia, oferecendo um valioso panorama da evolução da atividade, que inicia com a Folha de S. Paulo em 1989. O livro amplia o debate sobre a função do ombudsman nos jornais, faz uma análise sobre o papel da crítica de mídia na sociedade e fornece informações relevantes para estudantes de jornalismo e profissionais da área
Referências
GADINI, S., JAVORSKI, E. (org.). Ombudsman no jornalismo brasileiro. Florianópolis: Insular, 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Vanessa Hrenechen
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).