O curso de jornalismo na UFRRJ em 11 anos de existência:
Consolidações e Inovações
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v11i29.459Palavras-chave:
Curso de Jornalismo da UFRRJ. Implementação das diretrizes. Experiências em 11 anos. Inovações, processos em Curso, perspectivas.Resumo
Esse texto buscou relatar, em uma proposição narrativo-descritiva, os caminhos traçados para a construção do Curso de Jornalismo da UFRRJ, em 11 anos de existência. Neste processo, levou-se em conta a implementação das Diretrizes Curriculares do MEC, a partir de 2015, seus desdobramentos, descobertas e caminhos encontrados para a formação a partir das especificidades da conjuntura ruralina para o cenário de aprendizado. Para tal, trabalhamos com a perspectiva do Relato de Experiência (RE).
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Jornalismo – Relatório. Portal do MEC, Brasi?lia, set./2009. Disponível em: <http://portal.mec. gov.br/dmdocuments/documento_final_Cursos_jornalismo.pdf>.
CARILLY OLIVEIRA ANDRADE, T. A construção histórica do ensino superior em jornalismo no Brasil. Revista Científica de Educação, v. 5, n. 1, p. e021025, 22 abr. 2021.
DALTRO Mônica Ramos. FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 19, n.1 (2019), pp. 223-237.
CURSO DE JORNALISMO DA UFRRJ. Programa Pedagógico Curricular do Curso de Jornalismo da UFRRJ. Disponível em: <http://Cursos.ufrrj.br/grad/jornalismo/apresentacao/656-2/>.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 SIMONE MATTOS GUIMARÃES ORLANDO, Ana Vaz, Ivana Barreto, Rejane Moreira
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).